Após meses de pesquisas, oficinas, debates e audiências, o Conselho Municipal de Meio Ambiente (CMMA) entregou à Prefeitura de Passo Fundo os Planos de Manejo do Parque Natural Municipal do Pinheiro Torto e do Parque Municipal Urbano Arlindo Haas. O ato foi realizado na manhã dessa quinta-feira (01º), no Parque Ambiental Banhado da Vergueiro.
A iniciativa compreende a importância estratégica do município em relação ao Bioma Mata Atlântica e ao Bioma Pampa, a fim de reverter a descaracterização do patrimônio natural. Para o representante do CMMA, Glauco Polita, o trabalho é sinônimo de preservação de recursos hídricos, biodiversidade e serviços ambientais significativos. “É um sonho de vários cidadãos e de agentes públicos. Com o reconhecimento do Executivo fizemos duas importantes ações que apontam como será a preservação e o uso público dessas áreas”, afirmou ele.
Em agradecimento ao compromisso do conselho, o prefeito Luciano Azevedo ressalta o ato simples, mas significativo para o futuro da cidade e das pessoas. “A cidade existe para as pessoas, por isso, esses planos são tão importantes, eles são um presente para as futuras gerações”, disse ele, que também chamou a atenção para a entrega dos planos ser realizada no Parque Banhado da Vergueiro, um lugar simbólico e que representa a recuperação e preservação dos espaços públicos.
A ação para elaborar os planos de manejo contou com consultoria especializada, contratada por meio de edital público e recursos do Fundo Municipal do Meio Ambiente. O Executivo, através do Conselho Municipal de Meio Ambiente, coordenou e validou todas as atividades realizadas. Conforme o secretário de Meio Ambiente, Rubens Astolfi, o assunto da preservação das áreas passou de demanda para ação nos últimos quatro anos. “Este era um pedido, até então, não atendido pela administração municipal, e que passou do planejamento para a prática, com o resultado que temos hoje aqui. Além da preservação, as áreas serão espaços de pesquisa e também voltadas à comunidade, no sentido de conhecer os parques de forma diferenciada, como elemento de preservação”, finalizou.
As duas áreas escolhidas receberam durante o ano de 2016 toda a atenção quanto ao levantamento e estudos técnicos para identificar potencialidades e fragilidades, com o intuito de desenvolver estratégias para a conservação, gestão e uso público. Os planos são constituídos de documentos técnicos que, orientados pelos objetivos gerais de uma unidade de conservação, estabelecem o zoneamento, as normas e os programas que se integram para promover o manejo, a estruturação e a implantação de instrumentos e aparelhos necessários à sua gestão. Em sua essência, o plano deve servir como instrumento norteador de todas as atividades a serem planejadas,
Áreas
Parque Natural Municipal Pinheiro Torto
O Parque Natural Municipal do Pinheiro Torto (área: 31,8 ha) é a primeira unidade de conservação (UC) de proteção integral instituída pelo Poder Público de Passo Fundo. Por estar inserido na microbacia hidrográfica de mesmo nome, garante proteção necessária de importantes ambientes compostos por maciço florestal, campos sulinos, banhados, nascentes e copro hídrico formador da bacia hidrográfica do Rio Jacuí.
Parque Municipal Urbano Arlindo Haas
O Parque Urbano Municipal Arlindo Hass (área: 22,9 ha) é uma importante área florestal localizada junto ao Distrito Industrial Invernadinha no município de Passo Fundo, sendo importante tributário do Rio Passo Fundo. O espaço foi transformado em parque para incentivar a preservação dos ambientes naturais, com destaque para os remanescentes de Floresta Ombrófila Mista (Mata de Araucárias) e de Estepe Gramíneo Lenhosa (Campos Sulinos).
Planos de manejo de dois parques naturais de Passo Fundo
· 2 min de leitura