OPINIÃO

Mudanças em curso

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+


Daqui um mês os prefeitos eleitos em dois de outubro iniciam uma jornada de trabalho que vai se estender até o dia 30 de dezembro de 2020. Nestas semanas finais do ano os futuros gestores definem suas equipes de trabalho e dão prosseguimento ao processo de transição. Em que pese à situação ter sido vitoriosa no município de Getúlio Vargas o prefeito e o vice-prefeito eleitos dão indícios de profundas mudanças, cumprindo assim a promessa feita durante a campanha eleitoral.
II
A previsão feita logo após o pleito de que o primeiro escalão seria anunciado até o final de novembro não se confirmou. Durante conversa mantida por este escriba com Maurício Soligo (PP) e Elgido Pasa (PP), no final da manhã de quarta-feira (30) o prefeito e o vice-prefeito eleitos revelaram que o processo de transição está e curso. Que no mesmo dia haviam participado de uma reunião de trabalho no gabinete do prefeito Pedro Paulo Prezzotto (DEM).
III
O anúncio do secretariado foi prorrogado para a segunda quinzena de dezembro. O único nome confirmado é de Paulo Edgar da Silva, presidente licenciado da executiva municipal do PP. Soligo e Pasa não revelaram qual a pasta que será comandada pelo engenheiro agrônomo e advogado. Com uma sólida formação, Paulo Edgar da Silva é conhecido pelo trabalho realizado na Emater. Foi vereador, e vice-prefeito no segundo governo de Darcy José Peruzzollo (PP), quando também ocupou a Secretaria de Desenvolvimento.
IV
Pelo perfil técnico é muito provável que Paulo Edgar da Silva ocupe a Secretaria da Administração. Os atuais titulares das pastas do Desenvolvimento, Educação, Finanças e Obras tem grandes possibilidades de serem mantidos. As mudanças devem ficar por conta das Secretarias da Saúde e do Meio Ambiente. A primeira foi comandada nas últimas duas administrações pelo vice-prefeito eleito, e a segunda, desde sua criação, esteve sob o comando do PTB.
Curtas:
# Um segundo container com cerca de 30 toneladas de carne suína foi despachado na segunda-feira (28) do frigorifico da Cotrigo para o Porto de Itajaí.
# A planta industrial instalada no Bairro Santana, na cidade de Estação está entre as autorizadas pelo Ministério da Agricultura a exportar para a China.
# O contrato de exportação pra Hong Kong é da Pamplona para quem a Cotrigo presta serviço e a primeira remessa ocorreu no dia 21 de novembro.
# Com capacidade de abate de 800 suínos ao dia o frigorífico tem 560 funcionários e produz carnes e embutidos distribuídos em todo o Brasil.
# A autorização da abertura do Curso de Direito na Faculdade Ideau, Campus de Getúlio Vargas foi publicado no Diário Oficial da União.
# O projeto de oferecer o curso de Direito se concretiza graças a obstinação do professor Flávio Barro, presidente da instituição de ensino superior.
# A Câmara de Vereadores de Getúlio Vargas apreciou o projeto de Lei que dispõe sobre o protesto de certidões de dívida ativa.
# O mesmo projeto, autoriza convênio com o Instituto de Estudos e Protestos do Rio Grande do Sul.
# Na sessão realizada na noite de quinta-feira (01) entrou em pauta outro projeto do executivo que fixa o reajuste do IPTU, ISSQN e demais taxas e ainda os descontos para pagamento antecipado.
# A sessão solene da entrega do Troféu Destaque Econômica está programada para a noite do próximo dia 14, no Centro Comunitário Centenário.
# O evento integra a programação especial dos 82 anos de emancipação do município de Getúlio Vargas e vem sendo realizado desde o ano de 1991.
Dito & Feito:
A aprovação do Projeto de Lei 4850/2016 pelo plenário da Câmara Federal e que atinge frontalmente a atuação de juízes e promotores no combate a corrupção repercutiu em Getúlio Vargas. Na tarde de quinta-feira (01), serventuários do Poder Judiciário, Ministério Público e Defensoria Pública realizaram um ato de protesto em frente ao Fórum. A Subseção local da OAB também participou.

Gostou? Compartilhe