A Prefeitura de Passo Fundo, o Instituto Ayrton Senna e a Faculdade Meridional (IMED), em uma parceira inédita no Rio Grande do Sul, realizou no último final de semana a formatura de mais de 60 alunos do Projeto Letramento em Programação.
Os estudantes receberam o certificado de participação e apresentaram seus projetos finais para familiares, professores e convidados. A ação tem como objetivo oportunizar o acesso à linguagem de programação e ao letramento, com testes de habilidades socioemocionais e resolução de problemas para buscar as melhores técnicas e métodos, além de analisar cientificamente os impactos da programação de computadores nos estudantes e professores participantes.
“O projeto desenvolvido com o apoio do Instituto Ayrton Senna e a IMED traduz a essência do modelo de educação que a Prefeitura de Passo Fundo promove, baseado na oferta de oportunidade aos jovens e descoberta de talentos, através de fortes parcerias institucionais. O resultado deste processo qualifica a educação municipal por meio de projetos inovadores em busca de soluções inteligentes onde todos, a exemplo de Ayrton Senna, constituem verdadeiros vencedores”, destacou o secretário de Educação, Edemilson Brandão.
Uma das metas do projeto já é visível com a transformação das aulas de informática, que deixaram a limitação do uso de programas comerciais para dar espaço as oficinas onde estudantes e professores exploram e compartilham programas, conteúdos e experiências.
Projeto Letramento em Programação
· 1 min de leitura