Mesmo que o espetáculo só fosse iniciar à noite, o sol ainda brilhava quando os espectadores começaram a posicionar suas cadeiras em frente aos palcos e arquibancadas montados no passeio. Desse local, voltados para o Colégio Notre Dame, eles teriam uma visão privilegiada da segunda apresentação da Cantata Natalina 2016, realizada no domingo (04).
Antes que as janelas da instituição de ensino fossem abertas e o hino “Vem Cantar a Alegria de Viver” fosse entoado pelos coralistas, contudo, as milhares de pessoas que se reuniam na Praça Notre Dame foram convidadas a unir-se, em pensamento, àqueles que sentem a falta e àqueles que esperam pela recuperação de entes e amigos queridos, desde o acidente com o avião que transportava a delegação da Chapecoense e jornalistas esportivos até Medellín (Colômbia), onde, na quarta-feira (30), seria disputada a primeira partida da final da Copa Sul-Americana.
Assim, por meio do minuto de silêncio que marcou a abertura da segunda apresentação da décima edição da Cantata Natalina, o tema “Gratidão” - que norteia o espetáculo evangelizador e agradece aos artistas e colaboradores, aos apoiadores e patrocinadores e aos espectadores e autoridades que viabilizaram a realização das 37 noites anteriores do evento -, ganhou um novo sentido: de enaltecimento da vida e de convite para que cada um dos espectadores vivencie plenamente cada dia.
Em 30 quadros artísticos e 24 músicas, o espetáculo apresentou uma retrospectiva das nove edições anteriores, relembrando canções, coreografias e encenações já conhecidas pelo público, convidando os espectadores a promoverem e praticarem o cuidado da Vida e das pessoas, a proteção das Crianças e a orientação dos Jovens, a fim de que todos sintam e vivam a Esperança – uma referência às edições de 2011, 2014, 2013 e 2010 da Cantata Natalina.
Essa convivência harmoniosa e cuidadosa entre as pessoas e povos, alicerçada pela Paz, pela Fraternidade e pelos valores que norteiam a vivência em Família, como o amor, a união, a tolerância e o respeito resgatou os temas das Cantatas de 2009, 2012 e 2015. A concretização do plano amoroso de Deus, que enviou seu filho ao mundo para salvar a humanidade culminou com o milagre do Natal e o nascimento do menino Jesus.
Ao final, contudo, diferentemente das outras apresentações, o espetáculo natalino não encerrou com o show de fogos de artifício. Ao invés disso, coralistas, dançarinos, atores e colaboradores uniram-se ao público e, em uma só voz, cantando o grito de apoio comumente entoado pela torcida da Chapecoense “Vamo vamo Chape”, prestaram sua última homenagem às vidas que se transformaram em estrelas.
Cantata Natalina presta homenagem às vítimas de acidente aéreo
· 1 min de leitura