Comemoração à padroeira de Passo Fundo

Celebração honrará a Nossa Senhora da Conceição e o aniversário de cem anos dos plátanos da Praça Tamandaré

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Feriado em Passo Fundo, o dia 8 de dezembro é reservado a homenagear Nossa Senhora da Conceição, padroeira do município. As celebrações, no entanto, não se restringem somente ao dia 8. Desde segunda, até quarta-feira, às 19h30min, a Matriz Paroquial Nossa Senhora da Conceição, localizada na Rua Uruguai, realiza o tríduo preparatório. A programação iniciou com a presença do cantor Antônio Cardoso e encerra o terceiro dia com missa direcionada aos casais e à valorização da família.
Neste ano, os temas são “Cuidar da Casa Comum”, “Cuidar da Caridade” e “Cuidar do amor em família”. O pároco Claudir Pressi explica que, além da valorização humana e da família, as atividades, com base nos temas citados, buscam sensibilizar as pessoas quanto aos cuidados com o planeta, despertando a conscientização a respeito da preservação de um lugar que todos compartilham. E, para isso, não haveria lugar mais apropriado do que a Praça Tamandaré. “Neste ano, os plátanos da Praça Tamandaré completam cem anos, por isso teremos uma programação diferente. Não haverá procissão, iremos colocar cem placas com palavras de bondade para chamar a atenção aos cuidados da Casa Comum e a imagem da Santa também estará na praça, então toda a principal solenidade será ali”. Ele lembra que muitas coisas se desenvolveram ao redor da praça, como escolas, hospitais, e a própria Paróquia, que fica em frente à praça e foi a primeira igreja de Passo Fundo. Portanto, a praça é um ponto de referência e de encontro da comunidade, e merece ser valorizada.


Programação (08/12)
Às 9h30min, inicia-se a solenidade oficial na Praça Tamandaré, que recordará os 100 anos da presença dos plátanos. Serão colocadas 100 placas em toda a praça, com palavras de bondade e expressões de gratidão à mãe natureza. Ao todo, a praça tem 66 plátanos, por isso, as placas restantes serão colocadas em outras árvores. O professor e historiador Welci Nascimento estará no local, contando o histórico dos plátanos e da Paróquia Nossa Senhora da Conceição. Em seguida, será realizada a missa em honra à Nossa Senhora da Conceição, com presença do arcebispo Dom Rodolfo e apresentação do Coral Conceição. Haverá almoço – lasanha – no local, para 150 pessoas. As fichas para a refeição estão sendo vendidas antecipadamente, no valor de R$ 25 e estão quase esgotadas. Os recursos arrecadados serão revertidos para a instituição À noite, às 19h30min, em frente aos degraus da Paróquia, a Associação de Corais do município realizará um Concerto de Natal, encerrando a celebração.

Gostou? Compartilhe