OPINIÃO

Fatos 06.12.2016

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Apelo

Na audiência realizada ontem no Ministério Público Estadual sobre poluição sonora e derivados no centro de Passo Fundo, mais uma vez, Brigada Militar, promotores de Justiça e moradores da área central ratificaram a necessidade de aprovação do projeto que regula consumo e venda de bebidas alcoólicas em via pública. As autoridades presentes e o público assinaram um documento que será entregue à Câmara em apoio ao projeto. O estranho da audiência é que nenhum vereador se fez presente, nem mesmo o autor do projeto, Renato Tiecher. O presidente da Câmara, Márcio Patussi, justificou ausência e disse que o projeto poderá ser votado entre os dias 14 e 19 deste mês. Como a esperança é a última que morre, estamos no aguardo desta votação. E a população deve ficar atenta e acompanhar a sessão.

Prestação de contas

Divulgadas ontem setenças da prestação de contas de sete vereadores eleitos de Passo Fundo. Cinco tiveram contas aprovadas com ressalvas: Rafael Colussi, Renato Tiecher, Ronaldo Rosa, Gleison Consalter e Patric Cavalcante. Dois tiveram as contas reprovadas totalmente: Rudimar dos Santos e Roberto Gabriel Toson. Cabe recurso em todos os casos. Decisões não impedem a diplomação e posse, no entanto, dependendo do gravidade o Ministério Público Eleitoral pode apurar eventual crime eleitoral.

Justiça Militar

A Justiça Militar custa ao Estado cerca de R$ 40 milhões ano. O deputado Juliano Roso, PCdoB, questiona por que a proposta não foi apresentada pelo governo no pacote que será votado em duas semanas. Deputado Gilberto Capoani, PMDB, lembra que já há um projeto em tramitação na AL, de origem parlamentar, mas que não anda. Literalmente os deputados sentaram em cima. Há interesses não revelados.

Mato Castelhano

Mesma situação enfrenta o prefeito reeleito de Mato Castelhano, Jorge Agazzi, PDT. Houve problemas formais na elaboração de declarações e estimativa de alguns gastos. O recurso já foi interposto pelos advogados.

Posse

A posse do prefeito na Câmara de Vereadores será às 17h, do dia 1º de janeiro. Depois, segue a cerimônia na área externa da prefeitura, quando os secretários tomam posse. Os vereadores serão empossados pela manhã, em sessão marcada para às 10h30.

 

 

Gostou? Compartilhe