A Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP) foi homenageada nesta segunda-feira, 05 de dezembro, na Câmara de Vereadores de Passo Fundo pelos seus 100 anos de atuação na cidade. Na solenidade, o presidente do Conselho Central da SSVP, Mário Sartoretto recebeu a placa de Honra ao Mérito dos vereadores. A SSVP nasceu em 11 de fevereiro de 1916 para aliviar o sofrimento de pessoas mais empobrecidas. A ação Vicentina desenvolvida em Passo Fundo é de significativa importância para esta cidade. São ações com marcas profundas nas áreas da saúde, educação e assistência social. Entre elas, o acolher e tratar os doentes pobres da cidade, através da fundação do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) em 1918, a criação das primeiras escolas populares em 1927, com o objetivo de alfabetizar as crianças pobres e introduzir Ensino Religioso nas escolas municipais e a criação de obras de atendimento ao idoso desabrigado em 1964, além de creches, albergues e auxílio às famílias em situação de risco e vulnerabilidade social. A sessão contou ainda com a apresentação da Banda Alma Vicentina no Momento Cultural.
Durante a sessão, o presidente Marcio Patussi (PDT), lembrou que o Legislativo sempre busca homenagear e reconhecer iniciativas que, através do envolvimento com a comunidade, promovem mudanças significativas na vida das pessoas, tal como acontece através das atividades desenvolvidas pela Sociedade São Vicente de Paulo. “Generosidade, compaixão e solidariedade são palavras que podem descrever a atuação dos Vicentinos em Passo Fundo”. Patussi ressaltou ainda que a comemoração pelos 100 anos é um momento de reascender os princípios da compaixão e solidariedade, além de dar prosseguimento nos ideais e espírito Vicentinos. “Podemos dizer que a receita para dar certo o trabalho Vicentino é a caridade organizada, que leva em consideração não apenas a necessidade de ajudar as pessoas que precisam, mas também de atuar na promoção da dignidade humana”, ressaltou o vereador, pontuando ainda que, o dia 11 de fevereiro foi instituído no município como Dia da Caridade. A proposição do vereador Paulo Neckle e Wilson Lill, e aprovada por todos os vereadores, é segundo ele, uma forma de reconhecimento a tudo que os Vicentinos fazem de bom para a população.
O presidente Sartoretto, agradeceu a homenagem prestada pelo Legislativo e a presença de vários confrades e comunidade na ocasião. “Este reconhecimento é motivo de ânimo, renovação e dedicação pela causa que adotamos, fazer no mundo uma grande rede de solidariedade. É com alegria e humildade que recebemos esta homenagem. A atuação dos Vicentinos em Passo Fundo em prol do desenvolvimento social, tem ênfase no cuidado e acompanhamento das famílias mais necessitadas, visando a promoção humana, restituindo a dignidade, através do amparo moral e espiritual”, salientou o Vicentino, evidenciando que mais de 71.325 famílias são atendidas pelos Vicentinos no Brasil. “As mãos unidas são abençoadas ferramentas para construção de um mundo de paz. Foram com estas mãos santificadas pelo Espírito de Deus, que os Vicentinos nestes cem anos tornaram-se instrumentos de amor para a promoção humana e espiritual”.
Os legisladores da Casa participaram da sessão e, além de Patussi e Sartoretto, fizeram parte da mesa de autoridades da solenidade o vice-presidente do Conselho Metropolitano da Sociedade São Vicente de Paulo, Deonir De Marco, o presidente do Hospital São Vicente de Paulo, Décio Ramos de Lima, o secretário de Educação do Município, Edemilson Brandão, a vice-reitora da UPF, Bernadete Dalmolin e o presidente da Acisa, Marco Mattos.