Plátanos da Praça Tamandaré completam um século

Cerimônia religiosa marcou a data e lembrou da importância da preservação do meio ambiente

Por
· 1 min de leitura
Placas com palavras lembram da importância do cuidado com o meio ambientePlacas com palavras lembram da importância do cuidado com o meio ambiente
Placas com palavras lembram da importância do cuidado com o meio ambiente
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Os plátanos da Praça Tamandaré vivenciaram uma boa parte da história de Passo Fundo. Plantados em 1916 eles completam um século neste ano. Para marcar a data, uma cerimônia religiosa foi realizada na manhã desta quinta-feira (08). Além de relembrar a história, a cerimônia contou com momentos de reflexão sobre a importância do cuidado com o meio ambiente. Ao final, placas com palavras que reforçam esta mensagem foram fixadas em 66 plátanos.

Conforme o pároco da Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, padre Claudir Pressi, a celebração de um século das árvores tem um simbolismo especial. Ele citou a carta Laudato Si do Papa Francisco que fala do cuidado da nossa casa comum e do planeta que é o grande patrimônio da humanidade. "Essa praça é o nascedouro de Passo Fundo, é um espaço de encontros, de valorização e para que as pessoas busquem o encontro com a natureza a fim de renovarem suas vidas e seus sonhos, enfatizou. As placas fixadas nas árvores tinham escritas as palavras casa comum, gratidão, respeito, encantamento , harmonia, consciência, responsabilidade, proteção, cuidado e amor.

Marco zero

O professor Welci Nascimento fez um resgate sobre a história a praça Tamandaré, no qual cita o diário do engenheiro Maximiliano Beschares. Os escritos indicam que no ano de 1883 o espaço onde hoje se situa a Praça já era considerado um espaço com esta finalidade, embora não tivesse nada construído. A Igreja Matriz Conceição somente começou a ser construída no ano de 1893 e concluída na primeira década do século XX. Os plátanos foram plantados na praça em frente a igreja no ano de 1916. Conforme o professor, a Praça Tamandaré pode ser considerada o marco zero da cidade. No entorno dela foram construídos escolas, o Hospital São Vicente de Paulo e a cidade começou a se desenvolver.

Gostou? Compartilhe