Chuva deve retornar a Passo Fundo

Registro de altas temperaturas contribui para o retorno passageiro da chuva nesta sexta-feira

Por
· 1 min de leitura
Previsão indica chuva abaixo da média em dezembroPrevisão indica chuva abaixo da média em dezembro
Previsão indica chuva abaixo da média em dezembro
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Depois de altas temperaturas registradas no início da semana – chegando a 31°C na última quarta-feira –, a situação deve contribuir para o retorno da chuva, mesmo que em baixo volume e de maneira passageira, nesta sexta-feira. O dia será de céu nublado a encoberto e contará com queda na temperatura. A máxima não deve passar dos 21°C, enquanto a mínima fica em 15°C.

O sábado continua nublado e com possibilidade de chuva, mas as temperaturas voltam a sofrer ligeira elevação. Mínima de 16°C e máxima de 27°C. Já no domingo, o céu será claro a parcialmente nublado e as temperaturas ficam entre 18°C e 29°C. Segundo o observador meteorológico da Embrapa Trigo, Ivegndonei Sampaio, a amenização das temperaturas chama a atenção, por não ser tão comum nesta época do ano. Para os agricultores gaúchos, os 20 milímetros de chuva registrados neste mês e a possibilidade de novas precipitações trazem alento. O Rio Grande do Sul não registra volumes de chuva significativos e bem distribuídos desde o início de novembro.

Prognóstico

De acordo com o prognóstico divulgado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e realizado pelo Centro de Pesquisas e Previsões Meteorológicas da Universidade de Passo Fundo (CPPMet/UFPEL), a lenta evolução das anomalias negativas da temperatura da superfície do mar, registradas no Pacífico Equatorial Central – mesmo sem a configuração de um novo fenômeno La Niña –, associada ao resfriamento do Atlântico Sul e à predominância de dias secos, trará grande amplitude térmica diária e redução da umidade. “Isto significa que as manhãs continuaram sendo mais frias. Por conta da redução da umidade, deverá ocorrer também a evaporação de água de maneira mais rápida, então é possível que o nível dos reservatórios baixe, mas não é nada preocupante”, explica Sampaio.

Quanto às chuvas, a previsão é que dezembro fique abaixo da média prevista, assim como fevereiro. Janeiro deve ficar dentro da média. Em relação às temperaturas, prevê-se que dezembro ficará abaixo da média, enquanto em janeiro as temperaturas seguirão o padrão histórico.

Gostou? Compartilhe