OPINIÃO

Uma análise das taxas crescentes de câncer no mundo

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O câncer é considerada a segunda causa de morte em todo o mundo e a realização de estatísticas mundiais tem um papel importante no planejamento do controle da doença nas próximas décadas. A alocação adequada de recursos para a prevenção do câncer, diagnóstico precoce e cuidados paliativos requer um conhecimento detalhado do cenário global do câncer.
Com esse objetivo, um novo estudo publicado recentemente na revista Jama Oncology mostrou que os casos de câncer subiram 33 por cento no mundo nos últimos 10 anos.
Os pesquisadores relataram que em 2015 houveram 17,5 milhões de diagnósticos e 8,7 milhões de mortes no mundo causados por essa doença. De acordo com o estudo, conhecido como Global Burden of Disease Cancer Collaboration, o aumento dos casos de câncer foi devido, principalmente, ao crescimento numérico da população e ao seu envelhecimento, mas também contribuíram as mudanças nas taxas de câncer relacionadas com a idade específica. O risco ao longo da vida de desenvolver câncer foi estimado em um caso para cada três homens e um para cada quatro mulheres.
O câncer de próstata foi o tipo mais comum de câncer em homens (1,6 milhão de casos) e o câncer de traquéia, brônquios e pulmão foi a principal causa de morte por câncer em homens.
O câncer de mama foi o câncer mais comum entre as mulheres (2,4 milhões de casos) e a principal causa de morte por câncer em mulheres.
Os cânceres mais comuns em crianças foram leucemia, linfoma não Hodgkin, câncer cerebral e do sistema nervoso, de acordo com a pesquisadora Dra. Christina Fitzmaurice, da Universidade de Washington em Seattle.
Este estudo também destacou uma grande necessidade de esforços na prevenção, incluindo controle do tabagismo, vacinação, promoção de atividade física e de uma dieta saudável.

Dr. Rodrigo Villarroel, médico oncologista do Instituto do Câncer do Hospital São Vicente

Gostou? Compartilhe