As vozes cantando “bate o sino pequenino sino de Belém” entre outras tradicionais canções natalinas ecoaram no Hall da Pediatria do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo, nesta terça-feira, 13 de dezembro anunciando a alegria do Natal. Os pequenos internados na Pediatria, do Centro Oncológico Infantojuvenil do HSVP, suas famílias e funcionários reuniram-se para celebrar o espírito de renovação e esperança na Festa de Natal. Com a expectativa da presença do Papai Noel, as crianças eram só sorrisos.
A celebração iniciou com a montagem do presépio, onde as crianças conheceram a história do nascimento de Jesus, que foi cantada pela Banda Alma Vicentina. Essa atividade teve como objetivo resgatar o sentido do Natal e mostrar para as crianças o significado da data e dos enfeites. Ainda, os palhaços Casquinha e Prejuízo, (Tiago Casca e Daiana Gastaldon) arrancaram muitas risadas das crianças. Depois dos comes e bebes foi a hora de receber o Papai Noel (André Luis Camargo e equipe), momento muito aguardado por todos. Um a um os pequenos foram ganhando seus presentes e a cada abraço do bom velhinho os olhos enchiam-se de um brilho especial. Os presentes foram doados pela Liga Feminina de Combate ao Câncer.
Para as enfermeiras Jovania Besutti e Edineia Pastore, coordenadoras da Pediatria e Centro Oncológico, a festa é um momento de união e de resgatar o espírito de esperança nas crianças e famílias. “Neste ano nós buscamos levar até as crianças o sentido do Natal, que é a união, a alegria e o nascimento de Jesus. Esta época é sempre muito aguardada e como muitos vão passar aqui é uma forma de inserí-los nas comemorações e também alegrá-los”, enfatizaram.
A professora coordenadora do Espaço Lúdico e de Atendimento Pedagógico às Crianças Hospitalizadas, projeto desenvolvido com a Universidade de Passo Fundo (UPF) Adriana Bragnolo ressaltou também que as crianças participaram da organização da festa, já que, confeccionaram os enfeites. “No Espaço Lúdico elas se envolveram com a festa confeccionando cartões, pinheirinhos, tudo isso, para que mesmo internados possam vivenciar a alegria do Natal”.
A pequena Maria Luisa Romani, três anos, de Passo Fundo estava muito empolgada com a festa. Com as letras das músicas natalinas todas na ponta da língua ela cantou para receber o Papai Noel. “Ficamos emocionadas ao ver a festa e tudo que foi preparado. Sem palavras para agradecer o carinho”, destacou a mãe, Fabiana Rosa. Assim como Maria Luisa, Érica Vanin, cinco anos, também estava encantada com a festa. “Eu adorei os presentes e o Papai Noel”, conta a sorridente menina. A mãe pontuou ainda que a festa ajuda a amenizar a angústia e a preocupação com o tratamento. “Ela está há dois meses em tratamento e esses momentos ajudam a dar força e esperança. Foi muito lindo”.