OPINIÃO

Fatos - 15/12/2016

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

PIB
A publicação Produto Interno Bruto (PIB) dos Municípios 2014 divulga, pela primeira vez, os três principais segmentos econômicos em cada município (agropecuária, indústria e serviços). Assim, foi possível constatar que - excluindo as atividades de administração, saúde e educação pública e seguridade social - a agropecuária respondia por mais da metade das economias em 1.135 dos 5.570 municípios brasileiros (20,4%) em 2014. Segundo o IBGE, 210 deles estão no Rio Grande do Sul e 144 no Paraná, o que indica a importância da atividade econômica no país. Essa regra foi a que alterou o posicionamento das 10 principais economias do Estado. Alguns municípios integraram a lista e foi a que fez com que Passo Fundo perdesse uma posição. Aqui, o serviço é o setor mais influente da economia. O município, porém, continua demonstrando pujança econômica.


Projeto alterado
Vereadores aprovaram ontem o projeto que restringe consumo de bebidas alcoólicas em vias públicas. Pouco restou do projeto original. A proposta recebeu emendas e uma delas estabelece que só serão autuados aqueles que estiverem bebendo e promovendo baderna. Além disso, foi estabelecido um horário limite entre 23h e e 6h. A Associação dos Moradores do Centro não se agradou do resultado, mas entende que este foi um passo importante.


Aprovadas
As contas do ex-prefeito Airton Dipp relativas ao exercício de 2011 foram aprovadas pelo Plenário da Câmara, mesmo contrariando a decisão do TCE, que rejeitou a prestação de contas. O parecer do vereador Alberi Grando, PMDB, foi favorável. Os vereadores tem a última palavra. Agora o Tribunal de Contas deve emitir um título executivo de débito que deve ser recolhido. No entanto, o advogado Julio Pacheco, que cuida das ações de Dipp deve ajuizar uma ação anulatória.


Que história...
O presidente Michel Temer é citado 40 vezes nas delações da Odebrecht, que só começaram. Ele teria pedido dinheiro para campanhas do partido e seus companheiros, hoje ocupando cargos de confiança no governo, fizeram a intermediação. Por muito menos, Dilma Rousseff sofreu impeachment, sem nunca ser acusada de corrupção. E daí Brasil? Que história estamos escrevendo para o futuro?


Combustível
O Promotor de Justiça e do Direito do Consumidor de Passo Fundo, Cristiano Ledur, disse à Rádio Uirapuru que não há indício de combinação de preço para a gasolina em Passo Fundo. Segundo ele, o preço para venda do combustível é livre, dentro de uma realidade aceitável e que não extrapole o mercado como um todo, com preços realmente abusivos. A variação de preço nos postos (são 45) é de R$ 0,20.
 

Gostou? Compartilhe