OPINIÃO

Indústria 4.0

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As empresas líderes estão digitizando áreas essenciais ao longo de suas cadeias vertical (de processos operacionais) e horizontal (com parceiros). Além disso, estão aumentando seu portfólio de produtos com funcionalidades digitais e introduzindo serviços inovadores baseados em dados. As empresas, tanto no Brasil como globalmente, preveem um aumento drástico dos seus níveis de digitização. Atualmente, apenas 9% das empresas brasileiras se classificam como avançadas em níveis de digitização, mas em 2020 esse percentual deve saltar para 72%. Para explicar essas mudanças, têm-se usado termos como internet industrial ou fábrica digital. Neste relatório, porém, optamos por usar “indústria 4.0” como uma abreviação para descrever o rumo que as indústrias estão tomando no sentido de transformar completamente a cadeia de valor.
No fim desse processo de transformação, as empresas bem-sucedidas se tornarão verdadeiramente digitais, com produtos físicos em seu núcleo, potencializados por interfaces digitais e serviços inovadores baseados em dados. Essas empresas digitais trabalharão em conjunto com os clientes e fornecedores em ecossistemas digitais industriais.
Esse desenvolvimento vai mudar fundamentalmente cada empresa e também a dinâmica do mercado. Isso ocorrerá em todo o mundo, tanto em países desenvolvidos quanto emergentes. Aqui estão os principais fatores que direcionam a mudança: aumento da receita digital - a maioria das empresas brasileiras prevê aumento de mais de 10% em sua receita anual com a digitização. Empresas do mundo todo esperam US$ 493 bilhões de receita adicional. Redução significativa de custos, tecnologias digitais permitem prazos de entrega menores, melhor utilização dos ativos e qualidade máxima dos produtos.
Graças a isso, as reduções de custo são consideráveis. Praticamente dois terços das empresas brasileiras vão reduzir, em custos, mais de 10% de sua receita. Para as empresas globais, a economia chega a US$ 421 bilhões de dólares por ano. Enquanto a indústria 3.0 focava na automação individual de máquinas e processos, a indústria 4.0 foca na digitização end-to-end de todos os ativos físicos e na integração de ecossistemas digitais com parceiros da cadeia de valor. As atividades de gerar, analisar e comunicar dados sustentam os ganhos prometidos pela indústria 4.0, que engloba diversas novas tecnologias para criar valor.
A Pesquisa Global indústria 4.0: Relatório Brasil, realizada pela PricewaterhouseCoopers Brasil, acredita que a indústria 4.0 é impulsionada por: Digitização e integração das cadeias de valor vertical e horizontal A indústria 4.0 digitiza e integra processos verticalmente em toda a organização, desde o desenvolvimento e a compra de produtos, até fabricação, logística e serviços. Todos os dados de processos de operações, eficiência dos processos e gestão da qualidade, bem como o planejamento de operações, estão disponíveis em tempo real, otimizados em uma rede integrada.
Digitização de produtos e ofertas de serviços: digitização de produtos inclui a expansão dos produtos existentes; por exemplo, adicionando sensores inteligentes ou dispositivos de comunicação que podem ser usados com ferramentas de análise de dados, bem como a criação de novos produtos digitizados, com foco em soluções completamente integradas.
Por Modelos de negócios digitais e acesso de cliente: as empresas líderes também expandem suas ofertas, fornecendo soluções digitais inovadoras, como serviços completos e orientados a dados, e soluções de plataforma integrada.
Por fim o estudo demonstra alguns dados interessantes para empresas que trabalham nesse segmento e para as empresas que ainda não incorporaram a digitização: 93% das empresas no Brasil, acreditam que, em 5 anos, dados serão essenciais para tomada de decisões; 72% esperam ter nível avançado de digitização, em 5 anos; 69% pretendem desenvolver novos produtos ou serviços digitais no futuro. Para Sergio Alexandre Simões Líder de Digital da PWC “com as tecnologias digitais tornando-se commodities rapidamente, o sucesso depende de como os líderes conduzem e comunicam a transformação, além da qualificação dos funcionários para implementar produtos e serviços digitais. Grandes transformações normalmente não são confortáveis para as pessoas; portanto, o trabalho de gestão da mudança nessas empresas será essencial”.

Adriano José da Silva
Coordenador da IMED Business School

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