OPINIÃO

Fatos - 17/12/2016

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Juros: como contê-los
A equipe econômica do presidente Michel Temer prometeu que vai baixar os juros do cartão de crédito, mas não disse como pretende fazer isso. Aliás, a fórmula para conter os juros astronômicos qualquer cidadão de básico conhecimento pode dar. No entanto, os comandantes do país tratam de complicar este cálculo. Porque entre o céu e a terra há muito que não sabemos. Hoje, os juros se tornaram o principal negócio do país. É muito melhor e lucrativo ‘vender’ juros do que bens e serviços. Talvez aí, já tenhamos a resposta. Em um país que afunda na pior crise dos últimos tempos, os únicos a lucrar são bancos e operadores de cartão de credito. É uma máquina de fazer dinheiro. O governo poderia agir estabelecendo limites e aliviando a parcela significativa da população que trabalha mais de 100 dias por ano só para pagar juros. O dinheiro pago em juros deixa de circular de outra forma na economia. Mas, por que não o fazem? Interesses. E estes, e sua grande parte são obscuros.
 
Comparação
A comparação dos juros no Brasil com o praticado com outros países do nosso entorno é vergonhoso:  
Peru - 43,7%
Argentina - 43,29%
Colômbia - 30,45%
Venezuela  - 29%
Chile  - 24,90%
México - 23%
Brasil -  436%
 
É legal!
Qualquer semelhança com agiotagem, só que legalizada, não é mera coincidência. 


Autores
Emenda que mudou a essência do projeto que pretendia proibir o consumo de bebidas alcoolicas em vias públicas de Passo Fundo, também foi assinada pelo vereador Eduardo Peliccioli em co-autoria com Márcio Tassi.

Acordo
O PT manifestou decepção com o descumprimento de acordo por parte da presidência da Câmara de Vereadores. A direção da casa era ocupada pela advogada Rosicler Dalchiavon que foi exonerada no dia 12. Em seu lugar foi nomeado assessor vinculado ao presidente Márcio Patussi, PDT. O PT diz que o acordo incluia a indicação para a direção da casa até o final do mandato.

Gostou? Compartilhe