Os prefeitos e vice-prefeitos eleitos para governarem os municípios gaúchos nos próximos quatro anos já foram na grande maioria diplomados pela TRE/RSl e se preparam para a posse. O mesmo para os vereadores. A sigla que elegeu o maior número de prefeitos no RS foi o PP, em 144 municípios, oito a mais do que nas eleições de 2012. Entre os seis municípios da 70ª Zona eleitoral o Partido Progressista elegeu Maurício Soligo. O último prefeito do PP a governar Getúlio Vargas foi Darcy José Peruzzollo (1997 – 2000).
I I
Com 129 vitórias, o PMDB foi o segundo partido a conquistar o maior número de prefeituras no RS. Em comparação com o pleito anterior os peemedebistas perderam três prefeituras. Na região o PMDB elegeu três prefeitos: Humildes Camargo em Estação, Edson Luiz Rossatto em Sertão, e Orlei Giaretta em Floriano Peixoto. No município de Estação o último prefeito do PMDB foi José Carlos Tonin (2001 – 2004), em Sertão, o deputado Gilberto Capoani (1997 – 1999), e em Floriano Peixoto Orlei Giaretta (2005 -2008), que retorna para seu segundo mandato.
I I I
O terceiro partido com o maior número de prefeitos eleitos foi o PDT, com 79 vitórias, nove a mais do que há quatro anos. O PT caiu da terceira para a quarta posição vencendo em apenas 39. Em 2012 o PT havia emplacado 73 prefeitos, dentre os quais em Floriano Peixoto. O PTB se manteve na quinta colocação com a eleição de 29 prefeitos, um a mais que na anterior. Na região reelegeu o prefeito Mário Luís Ceron, de Ipiranga do Sul. O PSDB venceu em 29 prefeituras, dentre as quais a de Erechim. O PPS aumentou o número de prefeitos e elegeu Valmor Tomazini, em Erebango.
Curtas:
# No jargão jornalístico “barriga” significa matéria com informações falsas ou erradas.
# Ao longo da semana a rádio corredor repetiu inúmeras vezes à informação que o prefeito eleito de Getúlio Vargas não seria diplomado.
# O desmentido veio à luz pouco antes das 16 horas quando Maurício Soligo (PP) chegou ao Centro Comunitário Centenário para a sessão solene de diplomação.
# Cumprindo o rito estabelecido pela legislação Maurício Soligo foi solenemente diplomado, juntamente com seu companheiro de chapaa Elgido Pasa (PP).
# O deputado Gilberto Capoani e a coordenadoria regional do PMDB realizou um encontro com gestores e lideranças municipais.
# O encontro aconteceu na noite do dia nove na Casa do PMDB de Erechim.
# Na pauta os trâmites para elaboração e encaminhamentos de projetos aos governos federal e estadual para captação de recursos em áreas essenciais para a gestão dos municípios.
# Representantes de quinze municípios que integram a Amau compareceram e os trabalhos foram conduzidos pelo coordenador, regional, Gabriel Gevinski.
# Há menos de três semanas do final de seu mandato o prefeito de Charrua incorporou ao parque de máquinas uma escavadeira hidráulica de 18 toneladas zero quilômetro.
# O investimento na compra da escavadeira marca Caterpillar foi de R$ 386 mil, com recursos próprios do tesouro municipal.
# Vanderlei Simionatto (PDT) concorreu à reeleição e foi derrotado por Valdésio Roque Della Betta (PP) que obteve mais do que o dobro dos votos.
# O jornalista Marco Aurélio Castro será o assessor de imprensa do município de Erechim e foi convidado para o cargo por Luiz Schmidt (PSDB), prefeito eleito.
# Marcão, como é conhecido pelos colegas, trabalhou em diversos jornais de Erechim e foi o fundador do semanário Notícias da Tarde, de curta duração.
# Atualmente o jornalista e fotógrafo é assessor de imprensa da Prefeitura de Quatro Irmãos e na década de 1980 trabalhou no jornal Realidade, em Getúlio Vargas.
Dito & Feitio:
O Plano de Modernização do Estado foi o tema da palestra de José Paulo Cairoli (PSD) durante almoço realizado no Parque da Accie, em Erechim, na última segunda-feira(12). Ela falou para mais de 200 pessoas e defendeu a aprovação do plano que tramita em regime de urgência na Assembleia. Atendendo o convite do vice-governador o empresário Italo Marcon, presidente do PSD de Getúlio Vargas participou do evento e disse ter saído do encontro convencido da necessidade das mudanças pretendidas pelo governo Sartori e Cairoli.