Os motoristas e cobradores do transporte coletivo urbano de Passo Fundo decidiram nesta manhã que não realizarão a paralisação prevista para às 10h desta segunda-feira. A manifestação estava prevista para chamar a atenção das autoridades sobre a falta de segurança vivenciada por estes profissionais no seu dia a dia. Trabalhadores do turno noturno haviam sinalizado ainda na noite de sexta-feira a possibilidade de cancelar o movimento, em função de uma reunião de autoridades realizada na sexta-feira.
A decisão pelo cancelamento ou não da manifestação foi dos trabalhadores do transporte. A reunião entre representantes do Sindiurb e os trabalhadores aconteceu antes do início das atividades desta segunda-feira. O número de assaltos aos coletivos urbanos e a violência das ações preocupam os profissionais e entidades representativas. Em 2015, foram registrados 137 assaltos a coletivos urbanos e em 2016 já são mais de 160 casos.
Na audiência realizada na sede da Acisa, as empresas de transporte, em conjunto com o Sindicado dos Trabalhadores em Transportes Coletivos Urbanos de Passo Fundo (Sindiurb) buscaran discutir medidas que pudessem solucionar o problema na segurança dos trabalhadores.
Um dos pontos fortes do debate foi a instalação da bilhetagem eletrônica, que tira o dinheiro de circulação e facilita o controle das empresas, além de acabar com o comércio ilegal de passagem de ônibus. A reunião contou ainda com representantes da Policia Civil, Brigada Militar, Ministério Público e Câmara de Vereadores.
*Atualizada às 9h