Levar a arte, em suas diversas manifestações, a escolas, centros culturais e locais públicos é o objetivo de um grupo de três sonhadores de Passo Fundo. Para isso, eles organizaram uma vaquinha online a fim de arrecadar recursos para a aquisição de uma Kombi. O veículo, que também é um ícone de várias gerações, servirá não apenas para locomoção, mas será uma espécie de palco que permitirá a concretização de um sonho e a democratização da arte para aqueles que usufruírem das atividades oferecidas nos locais em que ela estacionar.
O grupo organizador da vaquinha online “Nossa Kombi, nossa vida!” é formado por Gabriel Cavalheiro Tonin(formado em Direito), Maicon Ribeiro (acadêmico de Artes Visuais) e Maria Elisabete Santana (técnica em enfermagem e atriz). Em comum, eles carregam o gosto pela arte em suas diversas formas e a vontade de difundi-la em diferentes espaços. Eles contam que o projeto surgiu da vontade de viver da arte, pela arte e para a arte. Para poder desenvolver as atividades e atingir um público maior eles pensaram na possibilidade de adquirir a Kombi que será a base para o desenvolvimento de diferentes atividades.
Difundir a arte
O trio desenvolve, já há algum tempo, projetos com crianças envolvendo desde exposições e oficinas no Museu de Artes Visuais Ruth Schneider (MAVRS), até a publicação de livros e apresentações teatrais em escolas. Como são projetos que partem da vontade dos sonhadores, eles acreditam que o envolvimento por meio de uma “vaquinha” vai ao encontro da essência criativa do grupo e do compartilhamento de ideias e sonhos.
Alem do trio, a iniciativa conta com outros colaboradores que auxiliam no desenvolvimento das atividades. Tudo que é desenvolvido é planejado de forma coletiva a fim de possibilitar que as atividades sejam as mais interessantes possíveis de serem aplicadas.Devido ao intenso trabalho nos últimos anos, o grupo mantém parcerias importantes com a Confraria das Artes, o MAVRS, escolas de Passo Fundo e região, além de que estar vinculado ao Centro Cultural Guillierme Cavalheiro Tonin, que é o gestor das atividades.
A Kombi
A escolha pela Kombi para ser o palco das atividades levou em consideração a simbologia especial que envolve o veículo. Para o grupo ela é uma obra de arte nata, chama a atenção pelo conforto, pelo charme e pela história que carrega, pois sempre foi um veículo muito utilizado por diversos artistas, sejam eles músicos, atores, dentre outros.
O valor a ser arrecadado com a vaquinha contempla apenas a aquisição da Kombi. Posteriormente, o grupo precisará comprar diversos materiais a serem utilizados nas oficinas e demais atividades propostas. No entanto, para eles, a aquisição do veículo é a primeira parte do trabalho, para que, posteriormente, possam mobilizar pessoas em torno da causa de uma arte viva, intensa e capaz de transformar a existência de cada um.
Vaquinha
A vaquinha tem uma meta definida, mas as contribuições não seguem padrão de valor, cada um pode colaborar como puder. Os interessados podem acessar o link www.vakinha.com.br/vaquinha/nossa-kombi-nossa-vida e fazer a doação. As colaborações, inclusive, podem surgir, da mesma forma, por meio de sugestões e ideias, que podem ser enviadas ao email inserido no link da vaquinha. O grupo mantém a convicção de que, quanto mais envolvimento houver, maior retorno terá, não apenas financeiro, mas também retorno de pessoas interessadas em transformar a realidade por meio da criatividade, da expressão pura e sincera da arte.