OPINIÃO

Fatos 21.12.2016

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Tiro de canhão

No segundo dia de votação dos projetos que integram o conjunto de medidas do governo do Estado para enfrentar a crise econômica, os deputados da oposição demonstraram fôlego e que estão preparados para enfrentar as próximas madrugadas. O regime de urgência das matérias encerra na quinta-feira. Se a pauta não for vencida, haverá convocação extraordinária da AL. Na sessão de ontem, o tom crítico ficou por conta dos deputados do PDT que, teoricamente ainda estão na base aliada do governador Sartori. O debate se deu em torno da extinção das fundações, uma das propostas mais polemicas. O deputado Ciro Simoni foi sarcástico ao afirmar que a medida equivale a um tiro de canhão em um passarinho. “Não resolverá a crise”. Juliana Brizola se comporta, desde sempre, como oposição ao governo. Seu discurso desde segunda é o mais contundente contra o pacote.

Desmentido

O Tribunal de Justiça do Estado desmentiu a informação dada no começo da manhã de ontem de que havia feito acordo com o governo para que o projeto alterando o cálculo do duodécimo foi aprovado. O desembargados Túlio Martins disse que o duodécimo não é moeda de troca para o Judiciário. Entornou o caldo.

Carência

Os próximos três anos significam alívio nas contas do Estado, na ordem de R$ 8 bilhões. O governo do Estado conseguiu importante vitória ontem, depois que a Câmara aprovou o projeto de renegociação das dividas com estados em crise, o que garante uma moratória de três anos. O RS não precisará pagar as parcelas da dívida, mas só ao tempo de se reorganizar. O valor passa para o final da fila.

Devolução

A Câmara de Carazinho vai devolver R$ 56 mil para o Executivo. O dinheiro tem destinação certa para 16 entidades assistenciais do município. Basta que a entidade encaminhe projeto dizendo onde irá aplicar o recurso.  

Incansável

Beto Albuquerque é um incansável na luta pela ampliação no número de doadores de medula óssea no país. Os números já demonstram este resultado. Faz disso uma causa pessoal que hoje envolve milhares de brasileiros. Passou pela mais triste experiência de perder um filho para o câncer. Ontem participou do lançamento da semente para instalar aqui a quarta unidade de transplante no Estado. Tem vários parceiros locais, como o HSVP, a prefeitura e também o vereador eleito Saul Spinelli. Não há a menor dúvida de que a unidade será uma realidade muito em breve.     

 

Gostou? Compartilhe