O trabalho permanente de monitoramento e limpeza do Rio Passo Fundo, incluindo o Arroio Santo Antônio e arredores, tem diagnóstico mensal para avaliar os avanços na área. A Prefeitura de Passo Fundo, através da Secretaria de Meio Ambiente, busca reduzir os impactos da poluição, remover os resíduos alocados nas barreiras de contenção e nos contêineres e incentivar a preservação ambiental. Nas três barreiras de contenção instaladas ao longo do rio – ponte da Rua Graciosa Preto, ponte da Rua Uruguai e ponte às margens BR 285 – foram retirados 112 quilos de resíduos. A diminuição foi considerável em consideração ao ano anterior. Nos contêineres alocados junto às comunidades ribeirinhas – bairros Petrópolis, Manoel Corralo, Centro, Vila Popular e Vila Annes – foram recolhidas cerca de 18,60 toneladas de resíduos.
A segunda limpeza em toda a extensão do Rio Passo Fundo e do Arroio Santo Antônio deve ser finalizada neste mês de dezembro. Até o último relatório, tinham sido recolhidas 2,7 toneladas de resíduos. A iniciativa faz parte das ações do Programa de Desenvolvimento Integrado do Município de Passo Fundo (PRODIN), que conta com quatro eixos de atuação em programas de caráter socioambiental, entre eles, o Programa de Recuperação de Passivos Ambientais (PRPA), que realiza o diagnóstico mensal para acompanhar os dispositivos de monitoramento do Rio Passo Fundo e Arroio Santo Antônio.
Os outros três eixos são: o Programa de Comunicação Social e Educação Ambiental (PCSEA), voltado à educação ambiental para as comunidades que moram próximo ao Rio Passo Fundo e instituições de ensino; o Programa de Monitoramento Ambiental (PMA); e o Programa de Controle Ambiental de Obras (PCAO). Mais detalhes sobre o projeto, assim como denúncias, podem ser feitas pelo telefone da Secretaria de Meio Ambiente (54)3317-2529.