OPINIÃO

Fontes em Off

Por
· 3 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Comunicado aos leitores
Em função dos feriados de Natal e Ano Novo, o Jornal O Nacional terá circulação diferenciada. As duas edições circularão nas sextas-feiras dia 23 e 30 de dezembro, respectivamente. O jornal volta as edições habituais nas segundas-feiras, dia 26 e no dia 2 de janeiro de 2017.


Não-Me-Toque
O Ministério da Integração Nacional autorizou o repasse de R$7,7 milhões para obras de reconstrução em alguns locais afetados por chuvas, entre eles, o município gaúcho Não-Me-Toque. Os recursos serão aplicados na reconstrução de uma ponte na estrada ERS-142, danificada pelas fortes chuvas e inundações que atingiram a cidade em julho deste ano. Os repasses são complementares às ações dos estados e municípios e as obras tem o prazo de 365 dias para execução.


“Conta que eu reconto”
Foi lançada neste mês, pela Escola Notre Dame Menino Jesus, como marco do encerramento das comemorações alusivas ao jubileu de 75 anos da instituição, a obra “Conta que eu reconto!”. Ela reúne releituras, em diferentes linguagens, de obras literárias, obras de arte e canções, cujos originais são textos aprofundados, ao longo do ano letivo e pelos diferentes segmentos da comunidade educativa, a partir do projeto “LeNDo e EscreveNDo na Escola: Uma Atitude Necessária e Sustentável” - desenvolvido, há quatro anos, com o intuito de estimular a leitura e a socialização periódica de narrativas. O livro foi produzido por mais de mil pessoas, entre estudantes, educadores, funcionários e gestores.

FGTS
O presidente da República, Michel Temer, anunciou na quinta-feira (22) a liberação de saques de contas inativas do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Os saques estarão disponíveis para os trabalhadores com contas inativas até 31 de dezembro de 2015. O valor das retiradas pode girar em torno de R$ 30 bilhões, o que equivale a 0,5% do Produto Interno Bruto (PIB). A mudança vai permitir que, aproximadamente, 10,2 milhões de pessoas retirem o benefício. Em 86% das contas, o valor paralisado não ultrapassa um salário mínimo. Essas contas são geradas quando o empregado deixa o emprego. Até então, ele só podia sacar a verba ao se aposentar, adquirir moradia própria ou quando completava três anos desempregado. A Caixa Econômica Federal irá divulgar o calendário com as datas dos saques conforme a data de nascimento do trabalhador.


Início, meio e fim
“Início, meio e fim” é o novo single da banda passo-fundense General BoniMores. A faixa tem lançamento mundial em todas as principais plataformas de streaming nesta sexta-feira (23). Um presente de final de ano para os fãs do grupo e a última faixa inédita a ser lançada antes do segundo álbum de estúdio de BoniMores, programado para o primeiro semestre de 2017. Em formato físico, “Início, meio e fim” será lançada em um compacto em vinil, no início do ano. Será o lado B de “Não esqueça”, outro single lançado pelo grupo em 2016. A produção é de Ray Zimmer e a mixagem de Marcelo Fruet.

Agenda de cursos
Com objetivo de qualificar empresários, colaboradores e comunidade em geral, o setor de Desenvolvimento Empresarial da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Passo Fundo promove diversos cursos no decorrer do ano. A Agenda de Cursos para o primeiro semestre de 2017, lançada pela CDL, reúne oportunidades em áreas como vendas, serviço, atendimento, gestão de pessoas, comunicação, coaching e marketing. O próximo curso da nova Agenda é “Como vender em 2017” com o instrutor José Eduardo Grapiglia Cesar. O curso acontece nos dias 10, 11 e 12 de janeiro, na sede da CDL, das 19h30m às 22h30m. As inscrições já estão abertas. Quem deseja conhecer as oportunidades, deve entrar em contato com a CDL através do e-mail recepçã[email protected] ou pelo telefone (54) 3045-8800.


Endividamento
O percentual de famílias brasileiras com dívidas encerrou 2016 em 56,6%, o menor nível desde maio de 2012, segundo dados de dezembro da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) divulgada pela Confederação Nacional do Comércio (CNC). Em novembro deste ano, a taxa ficou em 57,3%. Em dezembro de 2015, o nível de endividamento chegava a 61,1O percentual de famílias que não conseguirão pagar suas dívidas ou contas fechou o ano de 2016 em 8,7%, o mesmo percentual de dezembro de 2015 e abaixo dos 9,1% de novembro deste ano. Apesar da queda dos indicadores, o percentual de pessoas que se dizem muito endividadas subiu de 13,5% em dezembro de 2015 para 13,8% em dezembro deste ano. A maior parte das dívidas (77,1%) é com cartão de crédito.

Gostou? Compartilhe