Alerta para temporais na região

Planalto Médio está entre as regiões com possibilidade de chuvas, ventos intensos e queda de granizo nesta terça-feira

Por
· 2 min de leitura
Chuva pode se repetir até o último dia do anoChuva pode se repetir até o último dia do ano
Chuva pode se repetir até o último dia do ano
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) publicou na segunda-feira (26) aviso de alerta laranja, até a noite desta terça-feira, para diversas áreas no Rio Grande do Sul, entre elas o Planalto Médio. O litoral, Campanha, Encosta Do Sudeste, Serra Do Sudeste, Depressão Central, Encosta Inferior do Nordeste e as Missões são as outras regiões sob alerta para chuvas intensas, possibilidade de queda de granizo e variação dos ventos de 61 a 99 km/h.
Segundo o observador meteorológico da Embrapa Trigo, Ivegndonei Sampaio, nesta semana haverá áreas de instabilidade em Passo Fundo e região, formando nuvens carregadas que provocarão pancadas de chuvas, por vezes fortes e com trovoadas, além de rajadas de vento de moderadas a fortes. Assim como o INMET alerta, há a possibilidade de queda de granizo em pontos isolados nesta terça-feira. “Há riscos de temporais localizados na nossa região e as pancadas de chuva devem ocorrer à tarde e à noite, podendo ter grande volume, porém em áreas isoladas e mal distribuídas”, esclarece. A temperatura mínima para a terça-feira é de 20°C e a máxima 28°C. A quarta-feira também será chuvosa, com céu nublado a encoberto e temperaturas entre 20°C e 26°C. O mesmo padrão, com céu nublado e a possibilidade de chuva, se repete até a sexta-feira. Na quinta, temperaturas entre 20°C e 29°C e, na sexta-feira, entre 20°C e 25°C.
Segundo Sampaio, a previsão estendida ainda não é capaz de precisar se o primeiro dia de 2017 será chuvoso, mas indica possibilidade de chuva até o dia 31 deste mês. Até esta terça-feira, dos 173 mm de chuva esperados para o mês, 137 se confirmaram. Apesar do bom índice, Sampaio percebe que o volume não foi bem distribuído. Quanto ao calor registrado nos últimos dias, a temperatura deve se repetir no decorrer do verão. “Espera-se temperatura mínima dentro do padrão na região, mas máxima um pouco acima da média, porque haverá uma sequência de dias sem chuvas, então é normal ter dias mais quentes”, garante o observador. Até então, os dias mais quentes do ano foram 26 de novembro e 25 de dezembro, com máxima de 33°C. A última segunda-feira (26) chegou a 32°C.


Prognóstico para o verão
O prognóstico disponibilizado pelo INMET nesta segunda-feira indica que o verão no Rio Grande do Sul terá irregularidades nas chuvas em diferentes regiões. Na maior parte do estado, a precipitação deve ficar dentro do padrão em janeiro e abaixo em fevereiro. Destaca-se também a evolução do fenômeno La Niña para um evento de fraca intensidade. O último alerta é para o aumento da demanda evaporativa da atmosfera, que causará maior consumo dos recursos hídricos do estado, devido ao predomínio de dias secos no decorrer do verão.

Gostou? Compartilhe