A obra que está sendo construída no pátio interno do Espaço Cultural Roseli Doleski Pretto, na Avenida Brasil, avança e transforma o desenho do espaço, que já é conhecido como foco de arte e cultura. A arena ao ar livre será referência para eventos e apresentações artísticas e culturais, um incentivo para que a população ocupe cada vez mais o complexo com toda sua estrutura.
A iniciativa surgiu após tratativas para incorporar o Instituto Histórico de Passo Fundo (IHPF) na área. A Prefeitura de Passo Fundo definiu como medida a construção da arena ao ar livre, implantada nos fundos do teatro. Tanto o novo espaço como o instituto passam a fazer parte do complexo, que compreende o Teatro Municipal Múcio de Castro, o prédio do Museu de Artes Visuais Ruth Schneider (MAVRS) e o Museu Histórico Regional (MHR), a Academia Passo-Fundense de Letras (APL) e a Biblioteca Pública Municipal Arno Viuniski.
Segundo a secretária de Planejamento, Ana Paula Wickert, “o projeto respeita o aspecto histórico da área e tem por objetivo tanto a preservação do patrimônio arquitetônico quanto o acesso à cultura, elemento fundamental no desenvolvimento das comunidades”, disse ela.
O secretário de Cultura, Pedro Almeida, destaca que a intervenção colabora com a ideia de transformação. “Vários eventos poderão ser realizados ali, dando vida ao local. Um espaço para artistas e comunidade”, disse o secretário. O prazo para conclusão da arena ao ar livre é para o primeiro trimestre de 2017 com um calendário de atividades culturais. A obra está sendo executada pelo IHPF.
Nos últimos três anos a prefeitura revitalizou as edificações históricas da antiga Intendência Municipal e da antiga Câmara de Vereadores, além da Academia de Letras e do entorno do Espaço Cultural Roseli, ações que valorizam ainda mais o patrimônio arquitetônico do município.