O Opina Transportes foi criado para mediar a comunicação entre sociedade e Poder Público, sendo uma ferramenta de avaliação voltada para todo o cidadão que utiliza o transporte de passageiros no município, como táxi, ônibus coletivo e ônibus escolar. A iniciativa da Prefeitura de Passo Fundo, através da Secretaria de Transportes e Serviços Gerais, contou com apoio do Ministério Público.
Através do canal, é possível manifestar sugestões, elogios, reivindicações, reclamações ou denúncias. Segundo o secretário de Transportes e Serviços Gerais, Cristiam Thans, a medida vem para qualificar e buscar soluções. “Essa ferramenta veio da necessidade de criar um canal de comunicação para avaliar o sistema de permissionários de táxis, durante uma reunião com o Ministério Público e os permissionários. A partir disso, decidimos instituir o canal e ampliar, atendendo ônibus coletivos e escolares. Queremos oferecer um canal de comunicação e melhorar o sistema no que for necessário”, explicou Cristiam.
Segundo o promotor de justiça Cristiano Ledur, da Promotoria de Justiça Especializada de Passo Fundo, a criação do canal atende uma necessidade e demonstra um importante avanço na tentativa de melhorar o transporte público em Passo Fundo como um todo. “O Opina Transportes permite ao cidadão um canal ágil, imediato e eficiente de reclamações. Até então, não tínhamos isso, uma possibilidade via formulário no sistema de internet. O usuário que tiver problema pode registrar online a situação, permitindo assim ao município adotar providências necessárias. É um grande avanço e uma solução que foi construída em parceria com o Ministério Público”, ressaltou o promotor.
Para acessar o Opina Transportes basta ir até o site www.pmpf.rs.gov.br (Destaques > Opina Transportes) e deixar sua contribuição.