?EUR espera do edital

Depois de aprovado pelo Legislativo, a prefeitura de Passo Fundo pretende finalizar e lançar o edital do projeto, que será implantado no Parque da Gare, ainda neste semestre

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O projeto do complexo gastronômico e cultural, que será implantado na antiga estação férrea do Parque da Gare, depende agora do lançamento do edital de licitação. O projeto foi aprovado nesta semana na Câmara de Vereadores e confere a concessão do prédio, que é considerado patrimônio histórico do município, para a iniciativa privada. De acordo com a secretária de Planejamento, Ana Paula Wickert, a elaboração do edital é um passo complexo, uma vez que há uma preocupação em preservar e fomentar as atividades culturais. “O próximo passo é a elaboração de um edital de licitação, em que estarão descritos todos os detalhes a respeito dos critérios e tipos de empresas que poderão ocupar o espaço, que espaços gastronômicos serão e a exigência de que os candidatos apresentem uma proposta que una gastronomia e cultura”, explica.

A ideia inicial é que se tenha um empresário que coordene todo o prédio e o grupo. “Não vamos abrir a licitação em lote, ou seja, 10 pessoas de diferentes restaurantes. Isso porque a estação é o um prédio tombado [ou seja, considerado patrimônio histórico do município]. Então uma pessoa será responsável pela preservação do prédio e dialogará com a prefeitura”, afirma. A proposta prevê uma flexibilização de horário. “O uso gastronômico da antiga Gare vem complementar essa proposta inserindo no complexo um uso que terá como horário de funcionamento o turno da noite, atraindo usuários para o local no turno em que o parque já não atrai mais tantas pessoas”, observa Ana Paula.

A intenção do Executivo, de acordo com Ana Paula, é lançar o edital ainda no primeiro semestre desse ano. Sobre uma previsão de funcionamento, a secretária afirma que tudo dependerá do processo licitatório. “As vezes a gente fica um pouco ansioso, mas são coisas muito diferentes o que estamos propondo, que nunca foram feitas. O prefeito tem a preocupação em inovar nas soluções para que elas sejam eficazes e permanentes. Nesse sentido estamos com um grupo envolvido como Seplan, Secretaria de Cultura, PassoTur, entre outras secretarias, para que o edital saia ainda esse ano e se tudo der certo, possamos ter, em 2017, uma primeira fase funcionando desse complexo”, argumenta.

Experiência cultural
A secretária complementa que, tendo em vista o forte caráter cultural da área, pretende-se que os espaços gastronômicos propostos atendam a exigência de serem espaços culturais que promovam os artistas locais, com calendário de eventos ou exposições, músicos locais entre outros, mantendo a movimentação cultural que já está acontecendo no local aliada ao atrativo gastronômico.

Gostou? Compartilhe