Exposições no MAVRS e MHR durante as férias

Até o dia 26 de março, museus da UPF apresentam diversas exposições que mostram um pouco mais sobre a arte e cultura passo-fundense

Por
· 2 min de leitura
Exposição ?EURoeCem anos de samba e outros carnavais?EUR? mostra contribuições na construção histórica do samba em Passo FundoExposição ?EURoeCem anos de samba e outros carnavais?EUR? mostra contribuições na construção histórica do samba em Passo Fundo
Exposição ?EURoeCem anos de samba e outros carnavais?EUR? mostra contribuições na construção histórica do samba em Passo Fundo
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Quem vai ficar em Passo Fundo nas férias pode aproveitar para conferir as diversas exposições que estão abertas ao público tanto no Museu Histórico Regional (MHR), quanto no Museu de Artes Visuais Ruth Schneider (MAVRS), ambos vinculados à Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da Universidade de Passo Fundo (VREAC/UPF).
Em comemoração ao Centenário do Samba, o MHR organizou a exposição “Cem anos de samba e outros carnavais” que foi aberta no dia 02 de dezembro. A exposição traz algumas ilustrações de figurinos, fotos históricas, trajes carnavalescos e outras peças que contribuíram na construção histórica do gênero na cidade de Passo Fundo.
Já a exposição “Centenário do Clube Visconde do Rio Branco” - sociedade cultural e recreativa fundada por negros em 1916 - oportuniza a comunidade conhecer algumas das histórias do Clube, que marcaram a cidade e sua importância representando a sociedade negra no período em que estava ativo. A mostra conta com fotografias, fantasias, objetos, documentos e instrumentos musicais, bem como um pequeno vídeo com depoimentos de familiares dos fundadores do Clube. As exposições permanecem abertas até o dia 05 de março.
No MAVRS, o público pode conferir três exposições. Abertas desde o dia 14 de novembro, as exposições “Artistas Passo-Fundenses – coletiva” e “A obra de Ruth Schneider” reúnem obras de artistas que marcaram a história de Passo Fundo e também a do museu. Composta por diferentes técnicas e linguagem, a exposição Artistas Passo-Fundenses apresenta obras que fazem parte do acervo do museu como pinturas, gravuras e esculturas de personalidades que iniciaram ou consagraram suas trajetórias no município. Nesta exposição, o público poderá conferir um fragmento do trajeto de cada participante que traz obras de Glauco Pinto de Moraes, Mara de Castro Tasca, Maria Lucina Busato Bueno, Miriam Postal, Nadja Rossato, Nico Rocha, Paulo Porcella, Rosana Bortolin, Roseli Doleski Pretto e Paulo Siqueira.
Outra exposição que o público poderá conferir é “A obra de Ruth Schneider”, composta por gravuras e uma instalação da artista, obras que trazem as histórias e os personagens que fazem parte do singular e mirabolante imaginário de Ruth. Composições que transcendem em cores, técnicas e materiais.
O público também tem a opção de visitar a exposição “A Obra de Roseli sobre outros olhares” que está aberta desde o dia 05 de janeiro. Há 12 anos, diversos artistas aceitaram o desafio de expressar através da arte sua amizade, respeito e afeto por Roseli Doleski Pretto criando obras em homenagem a essa grande artista. A mostra, marcada por diversas linguagens, foi realizada em 2005, terceiro ano após o falecimento de Roseli. Esses diferentes olhares sobre um universo pictórico expressivo e inquietante ganharam novamente seu espaço no MAVRS em uma nova edição da exposição que homenageia sua criadora.
Entre as diferentes técnicas e linguagens foram selecionadas as pinturas na coletiva de artistas que conta com nomes como Paulo Porcella, Maria Tomaselli, Nelson Jungbluth, Btitto Velho, entre outros. As três exposições podem ser conferidas até o dia 26 de março.

Gostou? Compartilhe