OPINIÃO

Fatos 07 e 08.01.2017

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O país entregue aos criminosos

Não há duplo sentido na afirmação. O Brasil está entregue aos criminosos, sejam eles dentro das penitenciárias comandadas por facções, sejam eles políticos que usurparam tudo o que podiam até levar o país a bancarrota. Vivemos uma crise política, uma crise ética, uma crise econômica e agora estamos sentindo na pele o que é uma crise na segurança pública. Crise que, aliás, não é uma novidade, mas foi escancarada da pior e mais cruel forma possível, de uma desumanidade indescritível (quase 100 presos mortos em menos de cinco dias). A reação do governo diante da bomba-relógio chamada sistema penitenciário, é lenta e ineficiente como foi desde sempre. O anuncio de um plano nacional de segurança e a liberação de recursos para a construção de novos presídios não vai resolver o problema. É uma solução nanica perto de um problema que só se avoluma há muitos anos. Enquanto assistimos a selvageria, os políticos agem conforme suas conveniências, sem qualquer movimento em direção a unidade. E salve-se quem puder!     

Política pública

O primeiro projeto protocolado pelo vereador Ronaldo Rosa, SDD, pretende transformar uma projeto da atual administração em política pública. Ele quer tornar obrigatório o uso do uniforme por estudantes da rede municipal de ensino, independentemente da gestão que vier a comandar a prefeitura de Passo Fundo. A novidade na proposta é que, se for do interesse do Poder Executivo, poderá ser realizado um cadastramento e seleção pública para empresas interessadas em adotar o uniforme e divulgar as suas marcas, o que representaria redução de custos. Atualmente o município arca com todo o custo do uniforme entregue aos alunos.  

Cortes

A Câmara de Vereadores de Passo Fundo entra no ritmo das prefeituras e também anuncia cortes na estrutura. A atual Mesa Diretora informou que a previsão é de reduzir até 11% das despesas anuais. Dentre as medidas estão cortes em publicidade e a adoção do turno único durante o recesso, até o dia 14 de fevereiro.

Agenda

Mantida a agenda do presidente da República Michel Temer, na segunda-feira, em Esteio. O ministro da Saúde, Ricardo Barros, vai participar da cerimônia de entrega de ambulâncias para renovação da frota do Samu 192. Para o Rio Grande do Sul, serão entregues 61 ambulâncias. Depois da matéria publicada por ON, na sexta-feira, informando que Passo Fundo, apesar da demanda e necessidade, não vai receber uma das viaturas, o deputado Juliano Roso, PCdoB, tenta buscar informações sobre o que aconteceu.

 

 

Gostou? Compartilhe