Em apenas nove dias, o mês de janeiro já alcançou 96% da média de chuva esperada para todo o período. A área de instabilidade que atua sobre a região desde o final da semana passada também tem deixado os dias mais abafados. A chuva deve dar trégua apenas na quinta e na sexta-feira, mas, na previsão estendida, há indicativos de que retorne já no final de semana conforme dados da Estação Meteorológica da Embrapa Trigo/Inmet.
O observador meteorológico Ivegndonei Sampaio destaca que na última quinta-feira choveu 39mm e no sábado, em menos de uma hora choveu 38mm. No mês o acumulado é de 144mm. Mesmo com a chuva os dias ficam abafados. “A instabilidade continua na terça e na quarta-feira ocasionando pancadas de chuva à tarde ou à noite, com trovoadas e risco de temporais localizados na região norte”, antecipa. Nos dois dias as mínimas ficam entre 19ºC e 20ºC e as máximas entre 29ºC a 30ºC.
Na quinta e na sexta-feira os dias ficam parcialmente nublados a nublados, porém com chance mínima de chuva. As mínimas em ambos os dias permanecem próximas dos 20ºC. As máximas podem passar dos 32ºC.
Essa área de instabilidade está causando chuvas em vários municípios da região. Sampaio explica que a associação de alguns fatores contribui para a ocorrência das chuvas. “Temos muita nebulosidade e alta demanda evaporativa. A chuva cai e com a alta temperatura essa água evapora e volta para a atrmosfera sobrecarregando as nuvens que estão passando por aqui”, resume. Com isso formam-se as nuvens conhecidas como cumulonimbus que causam as pancadas de chuva por vezes forte, acompanhadas de trovoadas e rajadas de vento. Na madrugada de segunda-feira a Estação Meteorológica da Embrapa Trigo/Inmet registrou rajadas de vento de 60km/h.