Município está em alerta

Chuva e calor contribuem para a proliferação do mosquito. Petrópolis, Lucas Araújo, Integração e Jardim América, são os mais preocupantes

Por
· 1 min de leitura
Mais focos do mosquito encontrados nos últimos diasMais focos do mosquito encontrados nos últimos dias
Mais focos do mosquito encontrados nos últimos dias
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Nos últimos 20 dias, com a ocorrência de pancadas de chuva seguidas de calor intenso, os agentes de combate à dengue, zika e chikungunya têm encontrado uma maior quantidade de focos do mosquito aedes aegypti no município. As informações são da Vigilância Ambiental em Saúde, da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Passo Fundo. A principal ação para controlar e diminuir os focos continua sendo não deixar água parada. 

“Aquele abafamento que acontece logo após a chuva e a elevação da temperatura é ideal para a proliferação do mosquito. Por isso, a população deve tomar cuidado redobrado durante este época para que o índice de infestação seja controlado”, disse a chefe do Núcleo de Vigilância Ambiental, Ivânia Silvestrin. O índice de infestação em abril de 2016 era de 4,4, número que caiu para 0,2 em outubro do ano passado. A próxima medição será feita em março. 

Ela explica que mesmo que a água parada da chuva dure de 3 a 5 dias no verão, o período já é suficiente para surgir criadouros e o mosquito se proliferar. “Como está chovendo todo dia, a água parada permanece sempre se a comunidade não retirar, o que pode ocasionar uma situação favorável”, observou Ivânia. Os bairros Petrópolis, Lucas Araújo e Integração, principalmente nas vilas Jaboticabal e Jardim América, são os mais preocupantes. 


Cuidado com tonéis 
Quem possui tonéis para armazenar água da chuva precisa realizar limpeza periodicamente. A cada dois dias o tonel deve ser lavado com esponja e mantido com água sanitária. Se não for possível esse cuidado, é melhor não ter. Nas visitas dos agentes foram encontradas larvas em todos os tonéis vistoriados. 

Reforço
O trabalho de reforço no município foi iniciado ainda em outubro de 2015 com o envolvimento de pelo menos cinco órgãos públicos municipais, as secretarias de Transportes e Serviços Gerais, de Meio Ambiente, de Educação, de Administração e a Procuradoria-Geral do Município. Os serviços foram desde o fornecimento de contêineres para áreas de risco até a destinação correta de pneus. Ainda, a ação contou com políticas específicas de manutenção de terrenos públicos e privados e punição para aqueles que descuidam de seus terrenos até o cuidado em espaços públicos. Além disso, foram realizadas forças-tarefas, visitas às residências, orientações e campanhas durante todo o ano.

Passo Fundo, assim como todos os municípios do Brasil, também participa da campanha de combate ao mosquito que é transmissor da dengue, zika e chikungunya do Ministério da Saúde, que tem o slogan #mosquitonão e institui a sexta-feira como Dia D.

Gostou? Compartilhe