Atenção aos espaços históricos do município

Prefeitura amplia projeto que busca inserção das escolas no Espaço Cultural Roseli Doleski Pretto

Por
· 1 min de leitura
Neste ano serão realizadas duas edições especiaisNeste ano serão realizadas duas edições especiais
Neste ano serão realizadas duas edições especiais
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Criado em 2015 para chamar a atenção dos alunos das escolas de Passo Fundo para um dos espaços mais históricos do município, o Projeto Visitação do Espaço Cultural Roseli Doleski Pretto será ampliado em 2017. A iniciativa começou após as revitalizações que mudaram completamente o complexo que, além de guardar a memória da história da cidade, é um patrimônio cultural. A visita é realizada com o acompanhamento dos professores e também por guias integrantes das secretarias de Cultura e de Educação, que passam informações de cada prédio histórico e sua importância para a cidade. Em reunião das pastas responsáveis pelo projeto, foram definidas as datas oficiais do calendário de 2017. Neste ano, haverá duas edições especiais no mês de agosto, em decorrência do aniversário do município. Ainda, as informações irão para o aplicativo Viva Passo Fundo, um guia turístico e de informações da cidade. 
 
Para o secretário de Cultura, Pedro Almeida, a partir do investimento realizado no complexo e seu entorno, a ideia sempre foi dar continuidade através de atrações para a população. “Neste projeto temos um número enorme de alunos, em uma agenda apertada, por isso, a ampliação. Com toda a revitalização e ampliação do espaço, com Instituto Histórico de Passo Fundo, temos o fortalecimento da Cultura e de ações na área. Queremos os passo-fundenses inseridos neste espaço”, disse ele. 

O complexo compreende o Teatro Municipal Múcio de Castro, o prédio do Museu de Artes Visuais Ruth Schneider (MAVRS) e o Museu Histórico Regional (MHR), a Academia Passo-Fundense de Letras (APL), a Biblioteca Pública Municipal Arno Viuniski e o Instituto Histórico de Passo Fundo (IHPF). Todos os prédios receberam melhorias, seja com restauração, revitalização ou reforma da estrutura. Além disso, todo o entorno foi revitalizado. No momento, uma arena ao ar livre para apresentações artísticas e culturais está sendo construída no pátio interno. Escolas interessadas em participar do projeto de visitação devem realizar o agendamento na Biblioteca Pública Municipal Arno Viuniski pelo telefone (54) 3311-1128.


Cronograma 
Abril – dias 06 e 27
Maio – dias 04 e 18
Junho – dias 01 e 22
Julho – dia 06
Agosto – dias 10 e 24
Setembro – dias 14 e 28
Outubro – dias 19 e 26
Novembro – dias 09 e 23

* Em todas as quintas-feiras o horário de funcionamento será das 9h às 11h e das 14h às 16h.

Gostou? Compartilhe