OPINIÃO

Fatos 12.01.2017

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Alento

A boa notícia divulgada ontem pelo IBGE, em meio a tantas não tão boas assim, trouxe de quebra outro bom resultado para a economia brasileira. A inflação de 2016 ficou abaixo do teto da meta, em 6,29% e com ela veio uma das maiores reduções no índice da taxa de juros dos últimos meses. O Banco Central decidiu no final do dia reduzir a taxa selic para 13%, o menor nível de 2015. Os cortes das reuniões do Copom vinham aos poucos, na ordem de 0,25% a cada dois meses. Ontem, a redução foi de 0,75%. Juros menores são um alento para a economia que precisa ser movimentada. A projeção do BC é chegar até o final do ano com uma taxa de 10,25% ao ano. A engrenagem disso é o consumo. Os indicadores dão um alívio nas perspectivas para 2017, ano que ainda será de aperto, mas menor do que o que vínhamos enfrentando.

No comando

A partir desta quinta-feira e até segunda-feira, a deputado Silvana Covatti vai assumir o governo do Estado.Na ausência do governador José Ivo Sartori e do vice, José Cairolli, que assume a presidente da Assembleia Legislativa.

Projeto

Base do prefeito Luciano Azevedo não está coesa em relação ao projeto da Bsbios. Alguns vereadores analisam a possibilidade de votar contra. Mesmo assim, a proposta que permitirá à empresa dar em garantia área concedida pelo Poder Público, para captar recursos no sistema bancário, deve ser aprovado. Se os votos contrários de vereadores da base forem confirmados, dependendo do partido, abrem-se as portas para deixar a base.

Uma crítica

Tem semáforos em excesso em Passo Fundo. A cada quadra uma sinaleira. E o pior, o município não consegue estabelecer a sincronia e os motoristas param de quadra em quadra. É um tormento, apesar de todas as explicações técnicas já dadas.

Um elogio

A sinaleira instalada na Uruguai esquina com a Bento Gonçalves é necessária. O motorista que pega a primeira aberta, em direção a Brasil, consegue fazer o caminho das três quadras sem que as três sinaleiras fechem. A diferença é o sincronismo.

 

Gostou? Compartilhe