OPINIÃO

Fontes em Off

Por
· 3 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Codepas I
A Prefeitura de Passo Fundo confirmou a renovação da frota da Companhia de Desenvolvimento de Passo Fundo (Codepas), com um investimento de mais de R$ 3 milhões. O prefeito Luciano Azevedo autorizou a licitação na modalidade pregão eletrônico para dar continuidade às ações que buscam garantir melhores condições para as pessoas que utilizam o serviço. Serão comprados 10 ônibus e 2 caminhões compactadores para a coleta seletiva. De acordo com a Secretaria de Administração, os próximos trâmites dão conta da publicação do edital para a abertura da licitação e, posteriormente, a contratação da empresa vencedora que cumprir com os requisitos. 

Codepas II

Para assegurar a conclusão do processo, foi firmado um contrato com o Banrisul como instituição financiadora. ?Com o Banrisul, temos assegurados os recursos e o pagamento será feito entre o banco e a empresa vencedora?, disse o diretor-presidente da Codepas, Tadeu Karczeski. Atualmente, a frota de ônibus da Codepas é de 32 veículos. Os benefícios da iniciativa impactam diretamente na qualificação do serviço para a população e na infraestrutura, além de diminuir os custos de manutenção dos ônibus com oficina


Simples Nacional I
Desde o início do mês, o uso do Certificado Digital é obrigatório para as empresas optantes pelo Simples Nacional com mais de três funcionários. De acordo com a medida, prevista na resolução CGSN nº 125 e publicada no Diário Oficial da União, as empresas deverão utilizar o Certificado Digital ? assinatura eletrônica que confirma a autenticidade de documentos e declarações virtuais ? para o envio das informações trabalhistas, fiscais e previdenciárias por meio da GFIP (Guia de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social) e do e-Social. Além de menos burocrático, mais seguro e de propiciar uma comunicação rápida e eficiente, o Certificado Digital permite retirar certidões digitais, acessar o serviço e-CAC (Centro Virtual de Atendimento) da Receita Federal, emitir a Nota Fiscal eletrônica e acompanhar processos tributários sem a necessidade de ir munido de diversos documentos até um posto de atendimento da Receita Federal.

Simples Nacional II
De acordo com Jaqueline Dias Pereira, agente certificadora da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Passo Fundo, o Certificado é a mesma coisa que um documento de identificação, como CPF ou CNPJ, com uma diferença: é digital. ?Com ele é possível assinar documentos digitalmente com a mesma validade jurídica que o de um documento em papel assinado com seu próprio punho", comenta.
As empresas que não tiverem o Certificado Digital não conseguirão enviar as informações trabalhistas e previdenciárias para a Receita Federal, e o que significa que o recolhimento do tributo não vai acontecer. Porém elas não sofrerão nenhuma penalidade de imediato, mas quando forem regularizar sua situação com o fisco terão de pagar multas, referentes aos meses nos quais não foram enviados os documentos. A CDL Passo Fundo oferece o serviço de Certificação Digital. Interessados podem entrar em contato pelo telefone (54) 3045-8801.

 

Inflação
A inflação oficial do país, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) fechou 2016 com variação acumulada de 6,29%, abaixo do teto da meta fixada pelo Banco Central ? que variava entre 4,5% e 6,5%. A constatação é do Instituto Brasileiro de Geogafia e Estatística (IBGE), que divulgou ontem, no Rio de Janeiro, o IPCA de dezembro, que subiu 0,3%, o mais baixo para o mês desde a taxa de 0,28% de 2008. A inflação acumulada em 2016 chegou a ficar 4,38 pontos percentuais abaixo da variação acumulada em 2015, que foi de 10,67%. Também ficou abaixo dos 6,41% de 2014.
Segundo o IBGE, a queda entre 2015 e 2016 foi determinada pela retração dos preços dos alimentos.

 

Férias recreativas
A Prefeitura de Passo Fundo, através da parceria entre as secretarias de Educação e de Cidadania e Assistência Social, oferece mais uma edição da Colônia de Férias para as crianças matriculadas nas escolas municipais de Educação Infantil. Estão disponíveis quatro polos para atendimento desde o início de janeiro, período que deve seguir até o dia 27 deste mês. Os espaços apresentam caráter lúdico e recreativo para criar um ambiente de convivência saudável entre as crianças. Cinema, pintura, brincadeiras, jogos, descanso; essas são algumas das atividades realizadas nos espaços preparados. No total, 150 crianças foram inscritas. Segundo a coordenadora da Colônia de Férias, Carine Silveira, as turmas variam e são mais numerosas no turno da tarde. Os locais de Colônia de Férias são as EMEIS Mundo da Criança, no Bairro Cohab/Secchi; Sonho Encantado, no Bairro Hípica; Geny Araújo Rebechi, no Loteamento Manoel Corralo; e Fofão, no Bairro Planaltina.

 

Gostou? Compartilhe