Criado pela Prefeitura de Passo Fundo para garantir aos professores da rede municipal de ensino acesso mais amplo à leitura e à literatura, o Cheque Livro registrou a compra 1.616 livros em livrarias da cidade no ano de 2016, sendo todas as obras custeadas pelo município. Outros 173 exemplares foram comprados a mais pelos professores, o que mostra como a iniciativa já é uma referência e contribui como ferramenta de incentivo à leitura.
Ler obras que não façam parte das leituras de rotina foi a principal motivação da prefeitura para a criar o Cheque Livro, com o intuito de promover democratização pelo acesso e integração. Em números gerais, desde a instituição do benefício em 2014, são 5.770 livros adquiridos – 4.995 livros custeados pelo município e outros 775 excedentes ao custeio.
O coordenador de Administração e Planejamento da Secretaria de Educação e coordenador do Programa Cheque Livro, Tiago Miguel Stieven, destaca a aprovação pelos professores municipais. “A participação de todos é um indicativo de que o Cheque Livro é uma ferramenta que garante ao professor a escolha de suas leituras, isso é bom não apenas para a formação profissional, mas também para a formação dos professores enquanto pessoas e cidadãos”, disse ele.
Como funciona?
O programa prevê o valor de R$ 50,00 a cada quadrimestre para que os professores da rede municipal possam adquirir livros conforme suas preferências e interesses. O valor para a compra dos livros é devolvido na folha de pagamento, após a apresentação da nota fiscal. Obrigatoriamente, a compra das obras devem ser feitas nas livrarias de Passo Fundo.
Outras informações podem ser obtidas pelo telefone da Secretaria de Educação (54) 3316-7186.