A Universidade de Passo Fundo, por meio da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, realiza nos dias 21, 22 e 23 de março a XXXVII Reunião Da Comissão Brasileira De Pesquisa De Aveia. O evento, que já foi sediado pela UPF em 2011, busca contribuir para a cultura da aveia no Brasil, através do desenvolvimento de tecnologias e formação de recursos humanos voltados ao melhoramento de plantas. A Reunião acontece no Auditório do Centro de Educação em Tecnologia, prédio B3, no Campus I da UPF.
Com o formato de apresentação de trabalhos científicos, apresentações de palestras e apresentações de análises, a Reunião na UPF também será alusiva às comemorações dos 40 anos do Programa de Pesquisa de Aveia e dos 20 anos do Programa de pós-graduação em Agronomia. De acordo com a coordenadora do evento, Nadia Canalli Lângaro, são esperadas em torno de 200 pessoas, entre pesquisadores, produtores e alunos de graduação e pós-graduação que tenham interesse no tema. “A gente quer dar ênfase ao sistema de produção, à produção de sementes e grãos, dessa forma, além dos trabalhos dos alunos, teremos duas palestras que vão falar mais sobre a importância da qualidade do grão de aveia para a indústria e no que ele pode ser útil”, enfatizou a professora.
Entre os convidados, está o PhD em Nutrição Humana e pesquisador do French National Institute for Agricultural Research que vai falar sobre a utilização do grão na alimentação humana. “A aveia é uma cultura muito importante quando se considera o sistema de produção. Além de ser uma planta de cobertura, é também uma cultura que pode ser explorada comercialmente já que tem muitas aplicações”, destacou. As inscrições para a apresentação de trabalhos abrem no dia 1º de fevereiro e a programação completa será divulgada no dia 20 de fevereiro. Mais informações sobre o evento e sobre o Programa de Pesquisa de Aveia podem ser obtidas no site aveia.upf.br ou pelo telefone (54) 3316 – 8162.
Sobre o PPA
O Programa de Pesquisa de Aveia (PPA) é desenvolvido na Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da UPF desde 1977, tendo como principal objetivo o desenvolvimento de novos cultivares, com altos potenciais de rendimento de grãos e/ou forragem, adaptados às principais regiões fisiográficas, tolerantes às principais moléstias e com boa qualidade industrial dos grãos. O Programa envolve atividades de pesquisa em Melhoramento genético/biotecnologia, Ecofisiologia e manejo, Fitopatologia, Entomologia, Controle da plantas daninhas, Nutrição/adubação, Tecnologia de aplicação de defensivos, Nutrição animal, Nutrição humana e Tecnologia de processamento de grãos. De 1977 até o momento foram desenvolvidos 23 novos cultivares de aveia branca, um cultivar de aveia preta, além de inúmeras tecnologias de manejo da cultura, para a produção de grãos ou forragem, bem como de tecnologias de utilização. Os cultivares de aveia desenvolvidos pela UPF tiveram uma participação de 60 a 89% na quantidade total de sementes fiscalizadas produzidas no RS de 1988 a 2004.