Comunicado aos leitores
Caros leitores, repetindo a experiência do ano passado, o Jornal O Nacional não vai circular às segundas-feiras durante os meses de janeiro e fevereiro. Os assinantes terão compensadas as oito edições do jornal em seus planos. O jornal circulará nos demais dias da semana e retorna com a edição de segunda-feira no dia 6 de março.
Tiro de laço I
O calendário 2016/2017 de provas campeiras da 7ª Região Tradicionalista segue na programação do Parque de Rodeios da Roselândia. Neste sábado e domingo, acontecerá o Torneio de Tiro de Laço do Piquete de Laçadores Sebastião Luis de Ávila, ligado ao Centro de Tradições Gaúchas Moacir da Motta Fortes. Para deixar o parque pronto para receber tradicionalistas de toda a região, a Fundação Passo Fundo de Turismo (Passotur), em parceira com as secretarias de Transportes e Serviços Gerais de Obras, organizou um cronograma de serviços de poda de árvores, roçada, limpeza e serviços gerias, além de ajustes na iluminação da cancha, dos espaços para o público e acessos.
Tiro de laço II
Segundo o presidente da Passotur, Diorges Oliveira, são esperados mais de 400 cavaleiros e público superior a mil pessoas nos dois dias de evento. Também haverá comercialização de produtos campeiros e praça de alimentação. O calendário de provas continua nos dias 20, 21 e 22 de janeiro, com a realização da Festa Campeira, organizada pela 7ª Região Tradicionalista.
Nota da JBS
A JBS esclarece que, tão logo recebeu as orientações do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Sul (CREA-RS), vem realizando os investimentos necessários para implantação das melhorias recomendadas. A companhia informa ainda que as questões mencionadas no relatório de fiscalização do órgão estão sendo debatidas em inquérito civil conduzido pelo Ministério Público do Trabalho - RS.
Vestibular Complementar
A Universidade de Passo Fundo (UPF) abre, nesta segunda-feira (16/01), as inscrições para o Vestibular Complementar de Verão. O processo seletivo acontece no dia 13 de fevereiro com vagas para cursos na modalidade presencial para o primeiro semestre de 2017. A inscrição pode ser feita até o dia 12/02 no site vestibular.upf.br.
Escola de educação infantil
A comunidade do Bairro Santa Maria vai receber uma nova escola de educação infantil. O local terá 900 metros quadrados, na Rua Leopoldo Vila Nova, esquina com a Rua Pinheiro Machado. O espaço deverá atender aproximadamente 120 crianças de 0 a 6 anos. A nova EMEI da Santa Maria apresenta um projeto de pavimento com cinco salas de aula e uma sala multiuso, partes que já estão sendo concluídas. No total, a estrutura é composta por dois blocos interligados por circulação coberta, pátio coberto, playground e refeitório. O projeto observa a acessibilidade, como: rampa, piso tátil e sanitários para adultos e crianças com adequações para pessoas com deficiência. A escola do Bairro Santa Maria está sendo construída com recursos federais, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e recursos próprios da Prefeitura.
Blindagem
O crescimento da violência e o comprovado poder de armamento nas mãos de criminosos, muitas vezes, superior aos utilizados pelas forças de segurança pública, deixam os agentes policiais à mercê da insegurança no combate à criminalidade. Tais fatos levaram o deputado estadual, Juliano Roso (PCdoB), a elaborar projeto de lei que obriga as novas viaturas operacionais dos órgãos de segurança pública a contar com blindagem balística para assegurar a proteção dos seus ocupantes. Pelo projeto, a blindagem passa a ser obrigatória nos novos veículos, adquiridos por licitação própria, em favor das polícias Militar, Civil e Susepe.
Ambulância do Samu
Em resposta a matéria que mostrou que Passo Fundo ficou fora da lista dos municípios que receberam novas ambulâncias do Samu, o Ministério da Saúde (MS) informou que Passo Fundo descumpriu requisito para renovação. Confira a nota na integra. “O Ministério da Saúde informa que o município de Passo Fundo não foi contemplado porque descumpriu requisito para renovação, previsto na portaria nº 1.010/GM/MS, de 21 de maio de 2012, que normatiza e regulamenta o serviço: habilitação pendente. Cabe esclarecer que as solicitações de ampliação e renovação de frota e reserva técnica serão analisadas pela área técnica do Ministério e poderão ser atendidas quando houver disponibilidade, desde que estejam em conformidade com a legislação e os critérios constantes do site www.saude.gov.br/samu”.