Doações abaixo do esperado

Hemocentro Regional registra queda de cerca de 50 por cento no número de doações de sangue desde a metade de dezembro

Por
· 2 min de leitura
Para estimular o aumento na doação de sangue, o Hemopasso realizará atendimento em horário especial nos dias 31 de janeiro e 23 de fevereiroPara estimular o aumento na doação de sangue, o Hemopasso realizará atendimento em horário especial nos dias 31 de janeiro e 23 de fevereiro
Para estimular o aumento na doação de sangue, o Hemopasso realizará atendimento em horário especial nos dias 31 de janeiro e 23 de fevereiro
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

No período de férias, o número de doações de sangue no Hemocentro Regional de Passo Fundo (Hemopasso) cai de maneira preocupante. Enquanto o comum é que, em média, 50 doações sejam realizadas diariamente, da metade de dezembro ao fim de fevereiro este número dificilmente passa dos 25.
Coordenadora de captação na unidade, Alexandra Mazzoca explica que a quantidade ideal para suprir a demanda dos 44 hospitais e 139 municípios atendidos pelo Hemopasso seria entre 50 e 70 doações diárias – mas outros fatores influenciam na queda, além do período de férias. Segundo a coordenadora, muitos doadores vêm de outras cidades e dependem do transporte oferecido pelas Secretarias de Saúde municipais. “Nesse momento de transição de governos, às vezes é preciso esperar que a nova gestão ajeite algumas coisas, até que o transporte seja oferecido na mesma frequência”.
Por ter apenas pouco mais da metade do quadro de funcionários ideal, desde 2014 o Hemopasso precisou reduzir o horário de atendimento e solicitar agendamento prévio, a fim de evitar que os doadores esperem por muito tempo para serem atendidos. De segunda à sexta-feira, o Hemopasso fica aberto das 8h às 13h30min. No entanto, para estimular a doação, a unidade realiza regularmente campanhas para doação e oferece atendimentos em horários especiais: das 7h30min às 13h30min e das 13h às 17h. Graças a isso, embora o número de doações deixe a desejar, os estoques não têm ficado vazios. “Mesmo não tendo o número de funcionários que precisaríamos, a unidade consegue dar conta de tudo. A transportada que leva as amostras de sangue das doações recebidas aqui ao Hemocentro de Florianópolis, para realização dos testes obrigatórios, continua fazendo o serviço diariamente, por exemplo. O que mudou foi apenas que a gente precisou organizar a rotina de outra maneira”.
Com a chegada do Carnaval, novas campanhas de doação já estão programadas: uma no dia 31 de janeiro e outra no dia 23 de fevereiro. As coletas externas, realizadas por uma unidade móvel, também voltam a ser realizadas aos sábados a partir de fevereiro. Alexandra salienta a importância da conscientização da população, não apenas na doação, mas na hora de dirigir. “Pedimos sempre que os motoristas tomem cuidados nas estradas. Muita gente viaja no Carnaval e o número de acidentes sobe. A atenção precisa ser redobrada”.
Atualmente, a maior necessidade no Hemopasso é de doações do tipo sanguíneo O positivo e os demais tipos negativos. De segunda à sexta-feira, a doação pode ser realizada das 8h às 13h30min, e aos sábados das 7 às 11 horas, na Avenida Sete de Setembro, 1055. O agendamento para doação não é obrigatório, mas é recomendável. “Se alguém vier até o Hemopasso sem agendamento, nós iremos atender, é claro. Mas costumamos receber caravanas de doações, então quem vem doar sem ter agendado precisa esperar na fila”, explica Alexandra. A doação pode ser agendada pelo telefone (54) 3311-5555.
Para doar, é necessário ser maior de idade; portar um documento de identificação; estar bem alimentado e hidratado, para evitar desmaios; pesar mais de 50 quilos; e passar por verificação de sinais vitais e breve avaliação clínica.


Serviço de hemoterapia em novo horário
O Serviço de Hemoterapia do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo informa que está atendendo em novo horário, das 8h às 15h. Diariamente, 60 doadores são necessários para garantir diversos procedimentos de alta complexidade, como cirurgias, transplantes e no tratamento de pacientes oncohematológico. Os interessados em fazer parte desta corrente de solidariedade podem procurar o Serviço de Hemoterapia, de segunda à sexta-feira. Grupos com mais de cinco doadores devem agendar a doação pelo fone 3316-4087. Para doar é necessário um documento original com foto, ter entre 18 e 69 anos, pesar acima de 50 kg e sentir-se bem de saúde. A Doação de Sangue é uma atitude pela vida, venha fazer parte desta corrente.

Gostou? Compartilhe