OPINIÃO

Fatos - 17/01/2017

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Qual a importância da Bsbios para Passo Fundo?
Alguns números podem responder a esta pergunta: Ela gerou R$ 69 milhões em ICMS no ano passado; gera 300 empregos diretos e 1,5 mil indiretos; Tem uma participação de R$ 2,3 bilhões no PIB, contribuindo para manter o município entre as 10 maiores economias do Estado (referência 2014). Também é a sétima empresa com maior participação no valor adicionado de Passo Fundo (referência 2015) e é considerada a maior empresa de Biodiesel do Brasil. Quando o ex-prefeito Airton Dipp, PDT, decidiu apostar na empresa concedendo-lhes uma série de incentivos, entre os quais, uma área onde a empresa está instalada, tinha a visão de que ela daria retorno, mais cedo ou mais tarde. Mas, principalmente, porque ela seria o marco na mudança da matriz econômica local. Passo Fundo que, até o começo da década de 2000, tinha uma dependência direta do resultado da lavoura, estava dando novo rumo. Em três anos, a Bsbios atingiu todas as metas estabelecidas no contrato de concessões. E com o retorno que já gera em termos de ICMS, já pagou, com certeza, a área que lhe foi concedida.

Papel
O projeto do Executivo, que está na Câmara de Vereadores para ser votado hoje, deve ser aprovado pela maioria dos vereadores. O projeto suspende a cláusula de inalienabilidade, podendo a empresa oferecer o imóvel em garantia para fins de repactuação de financiamentos que tem no mercado financeiro. Os vereadores, muitos no primeiro mandato, entenderam que a Bsbios é importante para a região e que, assim como muitas empresas no país, passou por dificuldades. Os vereadores, também cumpriram o seu papel de examinar o projeto com a atenção que ele merece, dentro das prerrogativas que lhes são conferidas.

Cheque
E só para contribuir com mais uma informação: em 2006, um ano depois de a empresa ter assinado o protocolo com o município, a Câmara de Vereadores autorizou a desalienação da área doada para que a Bsbios captasse recursos no mercado financeiro. A empresa começou a operar em 2007 e já pagou os valores captados. Se algum cheque em branco foi passado, foi lá em 2006, porque a visão era de aposta no desenvolvimento econômico da cidade. Hoje, o cheque está quitado.

Balanço
No momento em que municípios amargam recuperações judiciais e fechamentos de empresas, por conta de uma das maiores crises vivenciadas pelo país, Passo Fundo precisa comemorar resultados e trabalhar para manter aqui o que já está funcionando. Este é o momento de unir esforços e não “puxar a brasa para o seu assado”.


Mais 100 vagas
A Faculdade de Direito da UPF obtém mais uma conquista: recebeu autorização do Ministério da Educação para oferecer mais 100 vagas no curso a partir deste ano. Estará ofertando 50 vagas agora e outras 50 no vestibular de inverno para o turno da noite.

Gostou? Compartilhe