Em Passo Fundo estima-se que atualmente pelo menos 10 mil animais vivam abandonados nas ruas. A triste realidade de sofrimento pelos quais passam, não é o único problema enfrentado no município quando a questão envolve os direitos dos animais. Visando atender a essas demandas e a uma antiga reivindicação de ONGs e de protetores independentes, a Prefeitura criou a Coordenadoria de Bem-Estar Animal. Vinculada à Secretaria de Meio Ambiente, terá como papel formular e aplicar políticas públicas nesta área.
A presidente do Capa, Zulma Marques, destaca que para as entidades e protetores a criação é considerada um grande avanço. Isso porque a coordenadoria incluirá em suas ações tanto os animais domésticos e de rua, animais silvestres e aqueles usados para tração de carroças. Neste último caso, ela destaca que já existe uma lei específica que visa diminuir o uso de animais para a tração de carroças, no entanto é por meio da coordenadoria que essa lei poderá ser aplicada. “Espero que consigamos acabar gradativamente com esse sofrimento que é um dos maiores que temos na cidade, animais desnutridos e que muitas vezes trabalham até a morte”, enfatiza.
Conforme Zulma ainda é necessário ampliar o número de castrações a fim de evitar o abandono de animais. “Tem uma pesquisa antiga da UPF que viemos projetando anualmente. Hoje estimamos que existam entre 25 a 30 mil animais domiciliados na nossa cidade. Por outro lado, estimamos cerca de 10 mil animais abandonados”, destaca. De acordo com ela, a legislação em Passo Fundo pode ser considerada excelente, mas ela precisa ser aplicada.
O prefeito Luciano Azevedo destaca que a criação da coordenadoria era discutida há bastante tempo, mas foi a partir do final do ano passado que a ideia amadureceu e foi possível a criação. “A coordenadoria vai funcionar junto com a Secretaria do Meio Ambiente e terá a responsabilidade de propor e executar as políticas públicas para a causa animal na nossa cidade”, resume. A partir da criação serão estruturadas e organizadas as ações a serem desenvolvidas. Além disso, nas próximas semanas deve ser anunciado o nome da pessoa que assumirá a coordenação.
Coordenadoria
A Coordenadoria do Bem-Estar Animal funcionará juntamente à Secretaria do Meio Ambiente no Parque Banhado da Vergueiro. As ações prioritárias, de acordo com o secretário Rubens Astolfi, devem ser nas áreas de fiscalização, controle populacional dos animais e a diminuição do número de animais de tração em carroças. O lançamento da coordenadoria foi acompanhado por autoridades municipais, representantes de diversas ONGs de proteção aos direitos dos animais, protetores independentes e comunidade em geral.