O estacionamento rotativo de Passo Fundo conta com uma novidade. Um aplicativo foi desenvolvido para modernizar e agilizar a fiscalização. Antes, o contribuinte que era tarifado, tinha que pagar a tarifa e apresentar o comprovante na Guarda de Trânsito ou na Codepas, para que a autuação não entrasse no sistema. Desde esta segunda-feira (16), entrou em vigor um novo sitema de emissão da tarifa de regularização, ainda em fase de teste. Agora, o contribuinte que for tarifado pelos monitores da Codepas, paga a o boleto nas agência lotericas e o sistema já emite a baixa da tarifação, sem a necessidade do usuário ir comprovar na Secretaria de Segurança ou no posto da Codepas.
A fiscalização ficará mais intensa e agil com o sistema informatizado, de acordo com o presidente da Codepas, Tadeu Karczeski. Os monitores passaram a fiscalizar o estacionamento com smartphones, o que possibilitará o registro de fotos e informações para a posterior autuação das irregularidades. “Antes era mais difícil porque os monitores passavam com a planilha embaixo do braço e até que preenchesse a notificação era muito lento. A princípio funcionava, mas agora vai facilitar a nossa vida, a vida da guarda municipal e agilizar nosso trabalho”, acrescenta Karczeski.
De acordo com o chefe da Guarda Municipal de Trânsito, Ruberson Stieven, esta informatização trará melhorias e benefícios para todos. “A gente já nota uma diferença gritante, inclusive com vagas disponíveis na região central. Esse sistema vai facilitar a vida de quem fiscaliza, de quem notifica e do usuário que não precisara mais se deslocar para pagar os boletos quando, por acaso, ele for tarifado. É um trabalho que trará melhores resultados, principalmente na geração criação de espaços de estacionamento, para que esses espaços sejam melhor utilizados. E não sejam utilizados apenas por algumas pessoas que costumeiramente deixam o veículo na mesma vaga o dia todo. Vamos criar a rotatividade”, enfatiza.
Tarifa de regularização
A tarifa de regularização evita que o motorista seja multado imediatamente quando o veículo estacionado na área azul for flagrado sem o ticket dos parquímetros ou cartão antigo de estacionamento. O condutor tem a chance de regularizar a infração através do pagamento de uma taxa de R$ 20,00 em 48 horas.