Monitoramento reduz lixo em rio e arroio

Os contêineres estão distribuídos nos bairros Petrópolis, Manoel Corralo, Vila Popular e Annes

Por
· 1 min de leitura
Barreiras passam por limpeza a cada 15 diasBarreiras passam por limpeza a cada 15 dias
Barreiras passam por limpeza a cada 15 dias
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

As ações permanentes da Prefeitura de Passo Fundo de monitoramento e limpeza do Rio Passo Fundo e do Arroio Santo Antônio registram redução de 38% no volume de resíduos retirados ao longo do curso do rio e do arroio: de 18,93 toneladas em 2015 para 11,75 toneladas em 2016. A iniciativa busca reduzir os impactos da poluição e incentivar a preservação ambiental. Além das limpezas periódicas realizadas duas vezes por ano no rio e no arroio, é realizada a limpeza semanal nos contêineres próximos e quinzenal nas barreiras de contenção instaladas em pontos específicos.

Para o secretário de Meio Ambiente, Rubens Astolfi, o avanço é significativo. “A diminuição de resíduos retirados nas limpezas do Rio Passo Fundo em comparação ao ano de 2015 demonstra que a população está colaborando na destinação correta de seus resíduos, melhorando a qualidade do recurso hídrico”, disse ele. O resultado também contou com um projeto de educação ambiental realizado junto às comunidades ribeirinhas, previsto no Programa de Desenvolvimento Integrado do Município de Passo Fundo (PRODIN), concluído no ano passado. As escolas também participaram, entre outras ações planejadas. 

Atualmente, os serviços de limpeza são prestados pela empresa Via Norte, contratada por meio do Fundo Municipal de Gestão Compartilhada. Além das intervenções práticas, a empresa presta assessoramento técnico no gerenciamento das ações. O trabalho tem acompanhamento da Secretaria de Meio Ambiente. 

O trabalho 
As limpezas do Rio Passo Fundo e do Arroio Santo Antônio são realizadas duas vezes ao ano, sendo a primeira entre os meses de abril e maio e a segunda entre os meses de novembro e dezembro; As barreiras passam por uma limpeza a cada 15 dias, momento em que são retirados todos os resíduos jogados dentro do rio ou arrastados pelas chuvas. Atualmente, são três barreiras instaladas em pontos estratégicos ao longo do curso do rio;

Os resíduos depositados nos contêineres são retirados uma vez por semana. Os sete contêineres estão distribuídos nos bairros Petrópolis, Manoel Corralo, Vila Popular e Annes, em pontos próximos aos Rio Passo Fundo. Ações de educação ambiental foram realizadas com os moradores próximos. Todos os resíduos coletados são transportados até a Central de Triagem e Transbordo do município. Posteriormente, é dado o encaminhamento para a destinação final adequada.

Gostou? Compartilhe