O planejamento do início do ano letivo é parte importante para o desenvolvimento das atividades no período de aula. Pensando nisso, a Secretaria de Educação da Prefeitura de Passo Fundo já definiu a volta do recesso das 33 escolas municipais de educação infantil e das 34 escolas municipais de ensino fundamental.
Na educação infantil, o ano letivo iniciará no dia 01 de fevereiro para os professores e funcionários e no dia 06 de fevereiro para os alunos. Durante três dias, a equipe diretiva, professores e funcionários realizarão planejamento pedagógico, reuniões administrativas e organização do ambiente das instituições para melhor receber os alunos.
Já no ensino fundamental, aproximadamente 13 mil alunos voltarão às aulas no dia 20 de fevereiro. A equipe diretiva de cada escola fará reuniões de planejamento pedagógico e administrativo, em conjunto com professores e funcionários, entre os dias 15, 16 e 17 de fevereiro.
Paralelo à definição, a Secretaria de Educação também busca esforços para atender as demandas das escolas, desde melhorias na estrutura física, com reparos e adequações, ou na organização do quadro de recursos humanos para, iniciar o ano letivo com conforto, segurança e tranquilidade.
Este trabalho é permanente, com diálogo e conhecimento da realidade de cada escola. O secretário de Educação, o professor Edemilson Brandão destaca: “estamos empenhados em oferecer um atendimento educacional ainda mais qualificado às escolas municipais, de modo que todos – equipe diretiva, professores, funcionários, alunos, pais e comunidade escolar – se sintam bem acolhidos neste início de ano letivo”, ressaltou.
Como já vem ocorrendo nos últimos anos, em 2017, o número de alunos matriculados no 1º ano do ensino fundamental, somado ao número crescente de alunos que procuram a rede municipal de educação, através de transferências, faz aumentar a demanda de vagas. O município procura atender com qualidade os novos alunos, com garantia de acesso para todos e atenção especial aos alunos com deficiência.
Neste ano, com objetivo de atender a meta 1 do Plano Nacional de Educação (PNE) e do Plano Municipal de Educação (PME), o município disponibilizará um número maior de vagas na Educação Infantil, com previsão de pelo menos 500 vagas na EMEI da Vila Luíza e 150 vagas na EMEI que está sendo construída no bairro Santa Maria.
Início do ano letivo já tem data definida
· 1 min de leitura