OPINIÃO

Fontes em Off

Por
· 3 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Roda no Rito I
Nesta quinta-feira, a partir das 19h, ocorre a primeira edição do “Roda no Rito”, no Rito Espaço Coletivo, um espaço cultural fundado em parceria entre o Grupo Ritornelo de Teatro e a Fundação Lucas Araújo. O evento reúne músicos, atores, poetas, malabares, acrobatas, artistas e a comunidade em geral que deseja participar. Como o próprio nome diz, a atividade pretende reunir os participantes em uma roda dinâmica, onde todos estão convidados a intervir e expressar sua arte ou simplesmente brindar o local com boa energia.

Roda no Rito II
Entre os artistas confirmados na Roda, estão os músicos Gabriel Selvage, Guedi do Bandolim e Maikon Ubertti, os violonistas Giancarlo Rotta de Camargo e Guilherme Bragagnolo, as acrobatas Elisandra Assunção e Isabel Adrieli Dreon e o malabarista Margarina Bailarina. Além disso, o evento contará com a parceria da Cervejaria Cervage, que estará vendendo copos de cerveja artesanal no local. A entrada é franca. O Rito Espaço Coletivo fica na Rua Aníbal Bilhar, 900A, próximo ao City Hotel da Presidente Vargas.


Colônia de FériasI
Por mais um ano, as crianças das escolas municipais de educação infantil participaram da colônia de férias do município. A Prefeitura de Passo Fundo, através da parceria entre as secretarias de Educação e de Cidadania e Assistência Social, faz um balanço positivo. O atendimento, desde o início do mês, segue até o dia 27 de janeiro. Para a coordenadora da Colônia de Férias, Carine Silveira, as atividades oferecidas melhoram a cada ano. “Foi mais uma edição de sucesso, com aprovação das crianças que receberam todo o cuidado e atividades lúdicas com muita criatividade”, disse.Os espaços apresentam caráter lúdico e recreativo para criar um ambiente de convivência saudável entre as crianças. Cinema, pintura, brincadeiras, jogos, descanso; essas são algumas das atividades realizadas nos espaços preparados. 


Colônia de férias II
Mesmo com cerca de 60 das 150 crianças inscritas, o aproveitamento foi máximo: “muitas famílias acabem fazendo a inscrição e não trazem as crianças, em decorrência disso, dois dos quatro polos ficaram fechados pela manhã. De qualquer forma, a qualidade das atividades oferecidas foi ótima e a estrutura está montada para receber todas as crianças”, finalizou ela. Os locais de Colônia de Férias estão divididos em quatro polos: as EMEIS Mundo da Criança, no Bairro Cohab/Secchi; Sonho Encantado, no Bairro Hípica; Geny Araújo Rebechi, no Loteamento Manoel Corralo; e Fofão, no Bairro Planaltina.

 


Temporada
O Clube Recreativo Juvenil de Passo Fundo está com inscrições abertas para a terceira turma da Colônia de Férias, que será realizada entre os dias 06 e 10 de fevereiro. São 30 vagas oferecidas para associados e não-sócios. Crianças de 6 a 11 anos de idade podem participar. As inscrições podem ser feitas na secretaria do Clube Juvenil, na Rua Benjamin Constant, 286, no centro de Passo Fundo.


Concurso público
A Prefeitura de Passo Fundo, através da Secretaria de Educação, informa que a homologação do concurso público para a área de educação já está publicada para conhecimento dos participantes no site www.pmpf.rs.gov.br.  Como explica o representante da comissão que acompanha o processo do concurso público, Tiago Stieven, a partir da homologação, os candidatos devem ficar atentos ao site oficial da administração municipal (www.pmpf.rs.gov.br), plataforma em que será publicado o edital de convocação em caso de nomeação – assim como no jornal O Nacional, que detém as publicações oficias do município. Este foi o concurso com maior número de inscritos que o município já teve, com aproximadamente 8 mil pessoas que disputam o melhor desempenho para os cargos de professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental, secretário de escola e assistente de Educação Infantil.


Indústria
Dezembro de 2016 revelou a menor queda de produção dos últimos cinco anos para a indústria gaúcha. O tradicional desaquecimento sazonal da atividade para o mês, de 39,4 pontos, ficou atrás apenas de dezembro de 2011, quando o índice atingiu 41,7 pontos. A pesquisa Sondagem Industrial foi divulgada nesta quarta-feira (25) pela Fiergs. Sobre os resultados do 4º trimestre do ano passado, o levantamento da instituição também apurou que a carga tributária voltou a ocupar a primeira posição nas preocupações do setor (49,3% das respostas), ao contrário dos últimos sete trimestres.

 

Corrupção I
Levantamento divulgado pela organização não governamental (ONG) Transparência Internacional aponta que o Brasil fechou 2016 ocupando o 79º lugar num ranking sobre a percepção da corrupção no mundo composto por 176 nações. O índice brasileiro foi 40 pontos, dois a mais que o registrado no ano anterior, mas o país ainda ficou três posições abaixo do 76º lugar alcançado em 2015. A escala utilizada pela entidade varia de 0 (altamente corrupto) a 100 pontos (muito transparente).

Corrupção II
No ranking atual, o Brasil aparece empatado com Bielorrússia, China e Índia. Dinamarca e Nova Zelândia lideram com 90 pontos cada, enquanto a Somália ocupa a última posição, com 10 pontos. A média global é 43 pontos, o que, segundo a ONG, revela uma espécie de “corrupção endêmica” no setor público de diversas nações.

Gostou? Compartilhe