Com um projeto arquitetônico sustentável, o Parque Ambiental Banhado da Vergueiro é o primeiro do município a contar com cercamento em toda sua extensão. Seis meses após a inauguração, o espaço mantém os equipamentos preservados e não tem registros de vandalismo. Além disso, tornou-se referência no estado ao unir preservação do meio ambiente e do patrimônio público com mais segurança.
O cercamento diminui o vandalismo como um todo, além de tornar a área segura – em especial para as crianças que brincam, conhecem o banhado e ainda aprendem sobre educação ambiental. Ao preservar o rico ecossistema de banhado, típico do Bioma Pampa, a medida ainda contribui para a proteção da flora e da fauna, afastando riscos de depredação e propiciando um ambiente que impulsiona o desenvolvimento dos animais silvestres e da vegetação.
Para o advogado Renan Bernardi Dutra, que costuma frequentar o parque, o modelo traz resultados positivos. “Vivo em Passo Fundo há pouco mais de 10 anos e vejo a revitalização deste espaço como espetacular. Foi criado mais um local de convivência e harmonia com a natureza, além de ter a segurança do parque fechado, que faz com que o vandalismo fique longe e preserve o que temos aqui”, argumentou.
Por ter classificação de área de preservação permanente, o projeto para o Parque Ambiental Banhado da Vergueiro buscou referências inovadoras, conforme explica a secretária de Planejamento, Ana Paula Wickert. “O parque é fechado por se tratar de um parque ambiental, com o objetivo de se ter mais controle sobre a área e, principalmente, preservar a flora e a fauna do banhado. De maneira alguma ele se torna restritivo, é apenas um cuidado que as características do local exigem”.
Segundo ela, o prédio da Secretaria de Meio Ambiente é elevado para não agredir o solo, há sistema de captação de energia solar e água da chuva e grande parte da área é permeável para permitir que a água seja absorvida. Ainda, a passarela elevada que dá acesso à parte do banhado garante que as pessoas possam caminhar pelo parque e conhecer o seu bioma sem destruí-lo; e os pórticos com pisos intertravados servem para os veículos diminuir a velocidade ao passar no local, devido a circulação de animais silvestres. Lá são encontrados mamíferos como ratão-do-banhado e preá; pássaros como sabiá, canário, joão-de-barro e tico-tico; e vegetais como aroeira, canela-guaicá, aguapé, junco e butiazeiro; além de outras espécies.
Acesso para todos
Localizado no quarteirão formado pelas ruas Thomé Mendes, Senador Vergueiro, Homero Leite e XV de Novembro, na Vila Vergueiro, o Parque Ambiental Banhado da Vergueiro tem acesso livre por todos os meios de locomoção, seja de carro, ônibus coletivo, bicicleta ou a pé. Próximo da área central, colabora para que todos a população de todas as regiões da cidade possam frequentar o espaço.
Sem registros de vandalismo
· 2 min de leitura