Nove casos suspeitos de dengue em Passo Fundo

De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul, nove casos estão sendo investigados como suspeita de dengue no município

Por
· 1 min de leitura
 Crédito:  Crédito:
Crédito:
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Segundo o Informativo Epidemiológico mais recente da Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul (SES/RS), foram registrados 216 casos suspeitos de dengue, em 63 municípios gaúchos, até a terceira semana de janeiro. Destes, nove são de Passo Fundo. O único caso confirmado até o momento é de Horizontina, mas a doença foi contraída pelo paciente fora do estado.
As demais suspeitas ainda aguardam análise laboratorial, que deverão confirmá-las ou descartá-las. Em caso de confirmação, os resultados também apontarão onde a doença foi contraída. Embora o número de suspeitas seja alto, ele é significativamente inferior ao registrado no mesmo período do ano passado: foram 469 casos notificados e 69 confirmados.
A queda no número de casos é resultado de um trabalho intenso dos Núcleos de Vigilância em Ambiental e dos Núcleos de Vigilância Epidemiológica, que vêm trabalhando em conjunto verificando residências, orientando na eliminação de focos do Aedes aegypti, notificando de maneira rápida os casos suspeitos e realizando as vacinas de bloqueio contra a dengue nas áreas em que os casos suspeitos foram registrados.
Febre Chikungunya e Zika Vírus
Nas três primeiras semanas de 2017, foram notificados 32 casos de Febre Chikungunya no Rio Grande do Sul, e Passo Fundo está entre os municípios com notificação. Em 2016, o número foi ainda maior: foram notificados 636 casos suspeitos. Destes, 70 foram confirmados, em 32 municípios gaúchos, sendo quatro deles autóctones (contraídos nos munícipios em que os pacientes viviam).
No caso do Zika Vírus, nas três primeiras semanas de 2017 foram notificados apenas 11 casos suspeitos, dos quais ainda aguardam investigação diagnóstica. Nenhum dos casos é de Passo Fundo. No ano anterior, foram notificados 851 casos. Destes, 85 casos foram confirmados, sendo 44 autóctones.

Gostou? Compartilhe