OPINIÃO

Teclando

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O Aeroporto
Ungido por romarias de promessas, o Aeroporto Lauro Kourtz vai muito além da peregrinação política. Carrega imperfeições de concepção e é dependente de intermináveis paliativos. Mas jamais poderemos esquecer que também é a porta de entrada para o desenvolvimento. Em dezembro de 2016 o aeroporto recebeu mais de 15 mil passageiros das linhas aéreas, segundo levantamento do blog Gaúchos Spotters. A Azul teve ocupação média (ida e volta) de 85,06% na ligação com Campinas, 72,7% para Porto Alegre (apenas três voos semanais) e 81,07% nos seis voos daquele mês para Florianópolis. A Avianca chegou a 84,6%, com 5.688 passageiros na rota com Guarulhos. Tudo isso e, ainda, a aviação geral. Sim, aviões executivos, táxi-aéreos, aeronaves civis e militares completam o movimento do Lauro Kourtz. E os aviões-ambulância que, além de pacientes, também transportam órgãos para transplantes? Ora, o aeroporto está em localização errada, mas com utilização certa e superando adversidades.

A Avianca
A Avianca encerrará suas operações em Passo Fundo no próximo dia 11 de março. O avião utilizado, Airbus 318, está sendo retirado da frota e um modelo maior (A320) não opera em Passo Fundo. A empresa está abrindo uma nova base em Navegantes, com três voos diários para Guarulhos a partir de maio. Equipamento: Airbus 318. Calma! Isso até poderia parecer má vontade em relação a Passo Fundo, mas prevaleceu o porte do aeroporto, um destino que já começa com três voos diários. Serão os últimos suspiros dos 318 no Brasil, pois gradativamente serão substituídos pelos 320. Pelas restrições, essa transição não seria possível em Passo Fundo. E, infelizmente, não há indicativos de ações para acabar com essas limitações operacionais.

A Azul
Passo Fundo perde um voo da Avianca para São Paulo e ganha outro da Azul. Isso, claro, sem intervenção, solicitação, promessa ou alardes. Já estava programado e a partir da próxima segunda-feira, 06/02, a Azul terá dois voos para Viracopos (Campinas). É aquele voo da manhã que chega a Passo Fundo às 10h25, foi retirado na alta temporada e será retomado. Para Porto Alegre, com escassos três voos semanais, entre fevereiro e abril não encontramos a frequência de segunda-feira. É interessante observar que a Azul está em expansão e já utiliza aviões com dois corredores (wide body) em rotas internacionais. Também está introduzindo nos voos domésticos o Airbus 320, que não está homologado para Passo Fundo. Gato escaldado...

O Sinduscon
Mais do que uma cidade-polo, Passo Fundo é, de fato, o Gigante do Norte. Essa condição ganha amplitude em vários segmentos. Vai além da educação, saúde, serviços, comércio, indústria e agronegócio. A representatividade também é fundamental neste fortalecimento. Na semana passada, foi a vez do Sinduscon de Passo Fundo dar um salto territorial, com a certificação da sua abrangência sobre 30 municípios. Em 1981 iniciou a luta por uma carta sindical, recebida em 1986. Agora, concretizou-se o segundo grande sonho do Sinduscon. Mais estrelinhas para Passo Fundo.


Trilha sonora
Aeroporto também lembra aviões que não voltam mais. Em 1975 Milton Nascimento e Fernando Brant reverenciaram as asas da Panair. Elis Regina: Conversando no Bar.
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