Fim de semana com pancadas de chuva

Áreas de instabilidade devem provocar pancadas de chuva com trovoadas localizadas e temperaturas máximas de 29°C

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A primeira semana de fevereiro deve ter dias com características muito semelhantes às constatadas em janeiro: dias chuvosos e temperaturas abafadas. Mesmo com a presença do sol, as pancadas de chuva deverão continuar, ao menos, até domingo.
Apesar disso, o observador meteorológico da Embrapa Trigo, Ivegndonei Sampaio, diz que os prognósticos do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) para a região apontam para um mês de chuvas abaixo da média. Bem diferente de janeiro, que teve volume de chuva 42% superior à média esperada, de 150mm. Foram 213 mm de chuva espalhados ao longo de 22 dias. “Para fevereiro, também são esperadas mínimas um pouco abaixo da média e tardes com máximas um pouco acima do padrão. Isso quer dizer que poderemos ter temperaturas mais altas que em janeiro”, comenta. Segundo ele, em janeiro as temperaturas médias do dia ficaram abaixo do esperado e não houve registro de dias com máxima de 33°C, como costumava ocorrer em anos anteriores. “Em compensação, tivemos diversos dias abafados, em que a temperatura mínima e a máxima não mostravam grande diferença”.
As condições climáticas e a nebulosidade devem resultar em áreas de instabilidade, provocando pancadas de chuva com trovoadas localizadas e de rápida passagem. Prevê-se também rajadas de vento moderadas. O sol pode aparecer nos próximos dias, mas a maior parte do dia deve ser de céu parcialmente nublado a nublado até domingo, com trovoadas e pancadas de chuva à tarde ou à noite. Hoje, a máxima não passa dos 25°C. No sábado e no domingo, as temperaturas ficam entre 19°C e 29°C.
A segunda-feira inicia nublada, com possibilidade remota de chuva. A mínima e a máxima caem, ficando em 17°C e 24°C, respectivamente. À noite, a temperatura entra em declínio e a terça-feira deve ter temperaturas entre 15°C e 23°C. O dia será claro a parcialmente nublado, sem previsão de chuva. “Esse declínio na temperatura, com manhãs apresentando temperaturas que podem ficar próximas a 10°C, é porque a partir de 25 de fevereiro já inicia a transição do verão para o outono”, explica Sampaio. A próxima estação tem início na madrugada do dia 25 de março.


Neutralidade
De acordo com o observador meteorológico, os institutos de meteorologia dizem que o fenômeno La Niña, que vinha sendo de fraca intensidade, deve encerrar seu ciclo ainda neste primeiro semestre. “Devido à redução gradativa nas anomalias negativas da temperatura da superfície do mar no Pacífico Equatorial, os próximos meses apontam para uma possível condição de neutralidade. Isso significa que não teremos nem La Niña e nem El Niño nos meses de fevereiro, março e abril”.

Gostou? Compartilhe