Baixa graduação alcóolica, alta carbonatação e leve acidez são características que buscamos em uma cerveja para ser bebida no calor
A estação do ano preferida de 8 a cada 10 brasileiros chegou com tudo. Os dias de verão são perfeitos para curtir uma praia ou uma piscina e a cerveja é a companhia ideal. Gelada, com pouco teor alcóolico e em doses moderadas ela ajuda a hidratar o corpo e a enfrentar as altas temperaturas.
Como era de se esperar, as cervejarias artesanais brasileiras tem investido em rótulos ideais para acompanhar os dias de calor. Nesses dias, procuramos cervejas leves, de baixa graduação alcóolica, alta carbonatação e sabores não tão marcantes. Separamos algumas sugestões de estilos ideais para essa época.
Witbier
As Witbiers são cervejas de trigo de origem belga, que levam tradicionalmente malte, trigo, casca de laranja e semente de coentro. Podem levar também ervas e outras especiarias. São cervejas claras, turvas, com muita espuma e carbonatação, e sabores cítricos e condimentados.
Uma das minhas preferidas é a Seasons Basilicow, uma witbier que leva manjericão em sua composição. Pode-ser dizer que é manjericão engarrafado. Pra quem é fã da erva, um prato cheio.
Berliner Weisse
As Berliner Weisse são cervejas de trigo tradicionais da capital alemã, Berlim. Por serem fermentadas com bactérias láticas, são ácidas, ideais para os dias de calor. Têm baixa graduação alcóolica e são tradicionalmente consumidas com xaropes de ervas e frutas. Os cervejeiros brasileiros tem preferido produzir ela com adição de ervas e frutas.
A Perro Libre Sorachi Berliner é um excelente exemplar do estilo. Leva raspas de limão siciliano e o lúpulo cítrico japonês Sorachi Ace. Uma explosão cítrica e refrescante.
Gose
Cervejas do estilo Gose também são ótimas para o verão. Levam trigo, fermentam com bactéria lática, recebem sal e sementes de coentro. São ácidas, levemente salgadas e possuem notas cítricas (que lembram limão) e frequentemente herbais (que remetem a coentro).
No Brasil, um dos exemplares mais refrescantes é a Way Gose Gabiroba, com adição de sal marinho e gabiroba, fruta tradicional da região Sul do país.
Fruit Beer
Provavelmente um dos estilos mais fáceis de beber. São cervejas leves, com baixa graduação alcóolica e acidez e aroma e sabor que remetem a fruta adicionada na receita.
Uma boa escolha é a Tupiniquim Frutas de Jardim Framboesa, uma saison fermentada com extrato de framboesa.