Semana de adaptação na rotina escolar

Professores se prepararam para receber alunos e adptá-los ao funcionamento da escola

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O ano letivo das 33 escolas municipais de educação infantil iniciou nessa segunda- feira (06). A preparação para receber os alunos contou com reuniões, organização dos ambientes e planejamento pedagógico. Agora, a equipe das escolas conta com a adaptação das crianças, momento em que o papel dos pais é parte significativa do processo.

Na Escola Municipal de Educação Infantil Estrela da Manhã, os três primeiros dias são essenciais para a adaptação do aluno. Quem conta é a diretora da escola, Viviane Lima do Prado. “Todos os alunos da escola passam por esta fase de adaptação, já que eles ficaram mais de 30 dias de férias. Os alunos que já estavam frequentando a escola chegam no horário de entrada e fica em torno de 2 ou 3 horas, após, retornam para casa. Já os novos alunos ficam uma hora no primeiro dia, duas horas no segundo dia e três horas no terceiro dia. Após o quarto dia eles frequentam normalmente no horário definido”, explicou. Ela também destaca que algumas crianças podem levar mais tempo para se adaptar. 

A participação dos pais neste período é importante. Para Viviane, a principal dica é que os pais tenham confiança na hora de deixar os filhos na escola. “Aqueles pais que vem aqui e tem dificuldade em deixar seus filhos deixam a criança insegura, o que prejudica a adaptação. Essa confiança precisa ser desenvolvida”, ressaltou. A troca de informações com base no calendário escolar, o uso do uniforme, os horários e a rotina da escola também informações que os pais têm acesso. 

Para a secretária adjunta de Educação, Jeanete Basso “os pais devem conversar com os professores, buscar informações sobre o calendário escolar e orientações. A criança sairá do aconchego do lar para passar um período longe da família, por isso, é importante que a adaptação seja acompanhada”, disse ela.

Planejamento para o ano
Os dias que antecedem a volta às aulas são de planejamento dos trabalhos para o ano letivo. Com um projeto educacional voltado ao meio ambiente, a EMEI Estrela da Manhã trabalha na conscientização dos alunos ao ensinar a importância da água, a destinação correta do lixo e a coleta seletiva e os cuidados com a natureza. Além do projeto geral, cada umas das turmas – berçário, maternal e pré – conta com projetos específicos. 

Gostou? Compartilhe