Lajota no sapato
Falar sobre as calçadas de Passo Fundo, não é chover no molhado. É tropeçar nos mesmos obstáculos. Não faltam armadilhas pelo caminho. Predominam as lajotas soltas, alguns buracos e os perigosos desníveis. As águas das calhas que desaguam nas calçadas, até lembram os rios que desembocam nos oceanos. Não bastassem todas essas barreiras, ainda surgem as obstruções provocadas pelos ambulantes, plaquetas com anúncios e até mesas com cadeiras. Ora, Passo Fundo cresceu muito nos últimos 40 anos. A população aumentou e também ampliou o fluxo de pessoas nos passeios públicos. E as calçadas? Estão em melhores ou piores condições do que há 40 anos? Houve crescimento, mas será que esse aumento representa desenvolvimento? A qualidade de vida também é atrelada às calçadas, pois a evolução está nos caminhos em que pisamos. Será que, além de crescer, também evoluímos nesses últimos 40 anos?
Saindo das trevas
Passo Fundo não é uma cidade mal-assombrada. É apenas mal-iluminada. É um problema antigo, um desleixo que de longa data vem sendo empurrado com a barriga. Quem está acostumado em cidades com boa iluminação, estranha muito ao entrar em Passo Fundo à noite. Agora, parece que surge uma luz no final da Avenida Brasil Petrópolis. É por lá que iniciou a troca no sistema de iluminação, com a utilização de lâmpadas mais modernas. A diferença é gritante, ou melhor, ofuscante. Espero que este contraste comprove a necessidade de melhorar (e muito) a iluminação pública em toda a cidade. A penumbra das ruas não condiz com o brilho da magnitude de Passo Fundo.
Cultura da emergência
Estamos preparados para tratar com situações de emergência? Tudo indica que o despreparo é bem maior. Isso fica nítido quando o motorista de uma ambulância tenta, desesperadamente, andar pela Avenida Brasil. Alguns motoristas abrem espaço, mas a maioria permanece inerte. E em outras situações de emergência, como devemos proceder? Não temos uma cultura de transmitir ensinamentos relacionados às emergências. Não apenas orientações básicas e ocasionais. O ideal seria começar no ensino fundamental e reforçar as instruções em outros níveis. Mais do que simplesmente repassar conhecimentos, é importante criar um novo comportamental sobre procedimentos em situações de emergência.
Bye-bye Avianca
O encerramento das operações da Avianca em Passo Fundo ganhou destaque em sites especializados, que reproduziram matérias de O Nacional. Agora, o último voo entre Passo Fundo e Guarulhos, programado para 11 de março, transformou-se em atrativo para os aficionados. O planespotter João Machado, do blog Gaúchos Spotters, estará a bordo para registrar em imagens. Fábio Luiz Fonseca, do site AeroEntusiasta e idealizador do pioneiro AeroFórum, também estará por aqui. Enfim, nosso aeroporto já virou atração turística.
--------------
Trilha sonora
Aos 76 anos, morreu domingo,12/02, Al Jarreau, cantor norte-americano de jazz, com trabalhos também em R&B (rhythm e blues) e pop. Dentre tantos êxitos, em 1981 lançou We're In This Love Together.
Use o link ou clique o QR code
http://migre.me/w2X21