OPINIÃO

Fontes em Off

Por
· 3 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Jornada de Literatura I
O governador José Ivo Sartori, recebeu ontem o convite oficial para participar da 16ª Jornada Nacional de Literatura. A maior movimentação liderária do país será realizada neste ano de 2 a 6 de outubro. Promovida pela Universidade de Passo Fundo e pela Prefeitura de Passo Fundo, a Jornada vem de cara nova com muitas novidades. A comitiva que entregou o convite estava formada pelo reitor da UPF, José Carlos Carles de Souza; a vice-reitora de Assuntos Comunitários da UPF, Bernadete Maria Dalmolin; a coordenadora da Divisão de Extensão e Assuntos Comunitários da UPF, Munira Awad; o prefeito de Passo Fundo, Luciano Azevedo; e o secretário de Cultura de Passo Fundo, Pedro Almeida; entre outras autoridades.
 
Jornada de Literatura II
Além de convidar oficialmente o governador para participar do lançamento da Jornada, que deverá acontecer no final do mês de março, e da abertura do evento, em outubro, a comissão pediu o apoio na captação de recursos e solicitou que o estado concedesse a liberação do ponto dos professores da rede pública estadual de ensino durante a Jornada, para que esses profissionais possam participar do evento. Além disso, a comissão solicitou a renovação da parceria com o Instituto Estadual do Livro para a realização do Concurso Nacional de Contos Josué Guimarães. 

 

Doação

A assistência Social Arquidiocesana Leão XIII recebeu segunda-feira,13, um automóvel Fiat Palio, ano 2008, doado pelo Programa Frota Social do grupo Souza Cruz à instituição, por intermédio do Deputado João Derly (Rede-RS).
O "Programa Frota Social" visa incentivar entidades do terceiro setor que possuem projetos de inclusão social e outras atividades relacionadas à educação e sustentabilidade.

Ensino fundamental

Até o final desta semana, os responsáveis pelos alunos designados para o 1º ano do ensino fundamental das escolas municipais deverão efetivar as matrículas nas escolas, conforme a lista divulgada no site www.pmpf.rs.gov.br. A Central Municipal de Matrículas já deu início ao processo por meio do sistema online das escolas. A presença dos pais ou responsáveis é necessária para efetivar o processo e garantir a vaga. As aulas na rede municipal começam na próxima segunda-feira, dia 20 de fevereiro.


Formatura
O Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo, juntamente com a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e a Comissão de Residência Médica da UFFS, realizam no dia 17 de fevereiro, as 19h, no Centro de Eventos do Colégio Notre Dame, a formatura dos médicos residentes de 2017.Os 60 formandos concluem as especializações em 19 programas de Residência Médica, que são Cancerologia Pediátrica, Cardiologia, Cirurgia Geral, Cirurgia Vascular, Clínica Médica, Ecocardiografia, Gastroenterologia, Geriatria, Medicina Intensiva, Medicina Intensiva Pediátrica, Neonatologia, Neurocirurgia, Neurologia, Obstetrícia e Ginecologia, Oftalmologia, Ortopedia e Traumatologia, Pediatria, Radiologia e Diagnóstico por Imagem e Radioterapia.

Reforma da Previdência
O relator da comissão especial que analisa a reforma da Previdência na Câmara, deputado Arthur Maia (PPS-BA), disse ontem, na abertura dos trabalhos, que deve entregar seu relatório sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 287 no dia 16 de março, daqui a cerca de um mês.A partir da apresentação de seu parecer, segundo Maia, os debates serão aprofundados para a votação do texto pela comissão.Pelo cronograma de trabalho apresentado pelo relator nesta tarde, a comissão especial fará nove audiências públicas sobre temas ligados à reforma do sistema previdenciário. A primeira está marcada para hoje, com participação do secretário da Previdência, Marcelo Caetano.

Febre amarela

Em todo o mundo, 254 países são signatários do chamado Regulamento Sanitário Internacional (RSI). Desses, 152 exigem o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (Civp) – a maioria, na América do Sul, América Central, África, Ásia e no Oriente Médio, além de ilhas localizadas no Caribe e na Oceania.De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), mesmo com o surto da doença no Brasil, não há nenhuma novidade ou mudança de status do país em relação ao risco sanitário junto à Organização Mundial da Saúde. Os casos, atualmente, estão concentrados nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo e Bahia.

Gostou? Compartilhe