Chuva deve continuar até a próxima segunda-feira

Somente entre as 18 e 19h da última terça-feira, 40 milímetros de chuva foram registrados em Passo Fundo. O volume elevado causou alagamento em diversos pontos da cidade

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O fim da tarde da última terça-feira foi marcado por ventos e chuvas fortes. Em apenas uma hora, foram registrados 40mm de chuva e as ruas ficaram alagadas em diversos pontos da cidade. O observador meteorológico da Embrapa Trigo/INMET, Ivegndonei Sampaio, lembra que a previsão é de que as pancadas de chuva acompanhadas de ventos fortes e trovoadas continuem até domingo, portanto, é preciso continuar atento.
Embora o prognóstico para o mês indique volume de chuva levemente abaixo do padrão climatológico na maior parte do estado, o provável é que a média de 166mm seja superada antes mesmo de o mês chegar ao fim. Somente entre sábado e a tarde desta quarta-feira, já foram registrados 95mm de chuva, somando 141mm no mês até então (85% da média). “Todos os dias terão áreas de instabilidade, com nuvens carregadas, provocando pancadas de chuva até domingo, quando a chuva pode até ser um pouco mais intensa. Serão dias nublados a encobertos, com períodos de melhoria”, informa Sampaio.
As pancadas de chuva localizadas e de rápida passagem, por vezes fortes, chegam ao município acompanhadas de trovoadas até o domingo. As mínimas nesta quinta, sexta e sábado ficam entre 19°C e 20°C, e as máximas não passam dos 30°C. No domingo as temperaturas ficam entre 20°C e 26°C. A previsão estendida também indica que a próxima semana iniciará mais uma vez com chuva.


Alagamentos
A principal causa dos alagamentos é o entupimento de bueiros, que dificulta o escoamento da água quando ocorrem grandes volumes de chuva em um curto período do tempo. O secretário de Transportes e Serviços Gerais, Cristiam Thans, disse que a limpeza superficial dos bueiros é feita pelas equipes frequentemente, mas que a Secretaria de Obras é a responsável por problemas mais graves, como é o caso de entupimento.
O secretário de Obras, João Bordin, afirmou que na tarde de terça-feira equipes da secretaria realizaram o desentupimento de tubulações em dois bairros da cidade, Ricci e Cidade Nova. Ele conta que o problema geralmente é o mesmo: o acúmulo de lixo. “Os alagamentos ocorrem porque a chuva acaba levando muito lixo até o bueiro, além do lixo que é depositado lá de propósito, e aí entope as tubulações e a água não tem onde escorrer. Então é importante que os moradores cuidem das próprias ruas e assim evitem esses transtornos”.
A Secretaria de Obras recebe solicitações de reparos da comunidade pelo telefone (54) 3316- 7160. Também é possível ir até a Secretaria, localizada junto à sede da Prefeitura, na Rua João Freitas, nº 75. O horário de atendimento é das 12h30 às 18h30min, de segunda a sexta-feira.

Bombeiros
O Corpo de Bombeiros de Passo Fundo informou que não recebeu nenhum chamado na terça-feira referente a possíveis estragos ou transtornos causados pela chuva.

Gostou? Compartilhe